OFICINAS DE GENÉTICA: EXPLORANDO O DNA EM ESPAÇO MUSEAL
Resumo:A Ação de Extensão “Oficinas de Genética” está em execução desde o início do ano atual e é realizado no Museu de Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG. Esta iniciativa propõe uma abordagem inovadora ao ensino de Genética e Biologia Molecular para estudantes do ensino básico (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) de Alfenas e região. A principal atração do projeto são os experimentos e atividades interativas, em que os participantes podem extrair, em poucos minutos, DNA vegetal, além de realizar a montagem de um modelo da molécula de DNA. Os visitantes, de forma imersiva, assistem a uma explicação introdutória e, em seguida, realizam as atividades, vivenciando conceitos complexos do universo da genética de maneira dinâmica e multidisciplinar. Com o intuito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, foram desenvolvidos materiais, como slides interativos e experimentos, que ilustram desde as características celulares básicas até temas fundamentais da Genética, como o DNA, sua estrutura e montagem e a presença da molécula em seres vivos. Esses recursos também detalham o desenvolvimento humano e destacam a importância das moléculas especializadas, promovendo discussões sobre identidade genética e variações entre os indivíduos. A criação desse material envolveu pesquisas criteriosas em artigos científicos e obras acadêmicas, aliando rigor científico a uma proposta visualmente atraente e didaticamente acessível. O resultado é um espaço museal que transforma a visitação em uma experiência concreta do conhecimento, estimulando a curiosidade e a compreensão dos fenômenos genéticos tanto para alunos visitantes quanto para os acadêmicos envolvidos na produção e aplicação das atividades. Essa experiência oferece ainda formação qualificada de estudantes universitários na produção de materiais didáticos inovadores destinados à divulgação científica em museus.
Referência 1:GRIFFITHS, A. J. F.; MILLER, J. H.; SUZUKI, D. T.; LEWONTIN, R. C.; GELBART, W. M. Genética. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
Referência 2:MARANDINO, M. (Org.). A Educação em museus e os materiais educativos. São Paulo: GEENF/UFRGS, 2017.
Referência 3:SCIARRETTA, A.; VILLAÇA, K. Prática de ensino de ciências: o museu como espaço educativo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, 2018.