A INFLUÊNCIA REGIONAL DA UNIFAL-MG: ALUNOS EGRESSOS RESIDENTES DA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE ALFENAS (2015-2023)
Resumo:A mais atual regionalização do IBGE (2017), apresenta as duas escalas: as regiões geográficas imediatas e as regiões geográficas intermediárias, dentro do estado de Minas Gerais são 70 regiões geográficas imediatas e 13 regiões geográficas intermediárias. A criação das regiões geográficas foi baseada na identificação de cidades-pólo e dos municípios vinculados a elas, (FJP, 2019). Assim a Região Geográfica Imediata de Alfenas faz parte desse novo recorte regional, tendo como polo regional a cidade de Alfenas, onde está localizado quatro campi da universidade, a Sede e a Unidade Educacional Santa Clara (Alfenas) e o Campus Avançado de Varginha e Poços de Caldas, que vem a contribuírem para o desenvolvimento educacional e cultural, além de constituir também como grandes agentes econômicos e políticos (Baumgartner, 2015). Nesse sentido, dados fornecidos pelo Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA), considerando a escala de tempo de 2015 a 2023, houve a conclusão de curso de 7752 alunos, entre os cursos oferecidos em seus graus de bacharelado e licenciatura. Dentro da análise uma das variáveis observadas foi a do Município de Residência, ou seja o local de moradia desse aluno agora egresso no momento de sua matrícula. Assim fazendo o recorte em relação a RGI de Alfenas e os seus 13 municípios: Alfenas (1171), Alterosa (54), Areado (97), Campo do Meio (38), Campos Gerais (115), Carvalhópolis (4), Conceição da Aparecida (19), Divisa Nova (24), Fama (6), Machado (88), Paraguaçu (87), Poço Fundo (47) e Serrania (31), sendo o total de alunos concluintes 1762, com um percentual de 22,7% do total de alunos geral concluintes, e só do município de Alfenas um percentual de 15,1%. Sendo assim, a UNIFAL-MG mostra sua importância para a formação de profissionais na região e contribuindo para o desenvolvimento regional.
Referência 1:BAUMGARTNER, W.H.. Universidades públicas como agentes de desenvolvimento urbano e regional de cidades médias e pequenas: uma discussão teórica, metodológica e empírica. GeoTextos, v. 11, n. 1, 2015.
Referência 2:FJP, Fundação João Pinheiro. Divisão Regional de Minas Gerais. [S.l.: S.n.]. Disponível em: .
Referência 3:IBGE. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.