PET NA FEIRA
Resumo:O projeto PET na Feira é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Biológicas e ocorre com a colaboração de outros grupos PET da Universidade Federal de Alfenas, sendo estes: PET Enfermagem, PET Farmácia, PET Fisioterapia, PET Nutrição e PET Odontologia, com o objetivo de aproximar ciência e comunidade, por meio de atividades interativas, educativas e de promoção da saúde, além de fortalecer a interação entre os diferentes grupos PET, promovendo a troca de experiências e a integração entre áreas distintas do conhecimento. Realizado nas feiras livres da cidade de Alfenas, o projeto reforça esse espaço como ambiente de troca de saberes, valorizando suas funções sociais, culturais e educativas, além de permitir a integração entre diferentes áreas do conhecimento e a população. Durante as feiras, os grupos PET apresentam seus trabalhos, promovem oficinas temáticas, atendimentos básicos de saúde, demonstrações práticas, atividades lúdicas e educativas, proporcionando experiências de aprendizado direto e tornando o conhecimento científico mais acessível, aplicável e significativo para o dia a dia da comunidade. A feira, reconhecida como espaço de memória, identidade e relações sociais, possibilita que ciência, cultura e prática comunitária se conectem, fortalecendo o sentimento de pertencimento, a valorização dos saberes locais e a interação social entre universidade e comunidade. Nesse contexto, a interação direta com a população mostra-se essencial para dispersar informações, despertar interesse científico, estimular hábitos saudáveis, incentivar a reflexão crítica e promover a valorização da ciência como instrumento de melhoria da qualidade de vida. As ações desenvolvidas pelos petianos evidenciam o potencial educativo, social e cultural do projeto, que atenteu mais de 300 pessoas em 2025, consolidando-o como uma iniciativa de extensão universitária de impacto relevante, com possibilidades de replicação em outros contextos e contribuindo para fortalecer a aproximação entre universidade e sociedade de forma participativa.
Referência 1:FERNANDES, Marcelo Costa et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista , v. 4, pág. 169–194, 2012.
Referência 2:LACERDA, F. R., MENDES, G. F. A Feira como Lugar de Memória: imagem, patrimônio e tradição na produção do espaço geográfico. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 12, n.1, p.141-154, 2019.