FONÉTICA E FONOLOGIA NO APRIMORAMENTO DE HABILIDADES ORAIS: APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA DA UNIFAL-MG
Resumo:O presente trabalho visa demonstrar como ocorreu o curso “Desenvolvimento de Habilidades Orais e Pronúncia em Língua Inglesa", ofertado de forma presencial no campus sede da Universidade Federal de Alfenas no primeiro semestre do ano de 2025, parte do programa de extensão Idiomas sem Fronteiras da UNIFAL-MG, por meio do "Projeto IsF: idiomas para fins acadêmicos”. O objetivo é apresentar as impressões finais frente à interação com os alunos. A partir da perspectiva gerativista de Chomsky (Di Tulio, 2023), o curso baseou-se nas concepções de Gramática Universal e Gramática Internalizada para dispor de recursos pedagógicos eficientes. De acordo com Liceras e Díaz (2000), o processo de aprendizagem de uma segunda língua (L2) ou língua estrangeira (LE) por adultos não se desenvolve da mesma maneira que a língua materna (LM) é adquirida. Diante da constatação da não fixação natural de parâmetros da língua alvo por adultos aprendizes da Língua Inglesa, o curso baseou-se no livro English Pronunciation for Brazilians: the sound of American English (Godoy; Gontow; Marcelino, 2006), que propõe a referenciação à LM para o desenvolvimento de habilidades orais com foco nos níveis fonético e fonológico. Os alunos passaram por um período de adequação, no qual refletiram sobre a LM e a Língua Inglesa, com atenção às unidades sonoras e idiossincrasias da língua alvo. Essa abordagem mostrou-se eficiente, pois possibilitou melhor compreensão das dimensões da língua e distinção entre habilidades ativas e receptivas, além da competência e performance. Também foram tratados o perfil do ouvinte, os contextos de escuta e estratégias de estudo. Os resultados foram promissores: a ênfase na gramática promoveu aprendizado consciente e incentivou autonomia, com retorno positivo. Isso demonstrou que os níveis fonético e fonológico podem integrar planos de ensino voltados ao aprimoramento de habilidades orais de adultos em L2.
Referência 1:DI TULLIO, Ángela Lucía. La sintaxis generativa: generative syntax. In: Sintaxis del español: the Routledge Handbook of Spanish Syntax. New York: Routledge, 2023. p. 14-26.
Referência 2:GODOY, Sonia Maria Baccari de; GONTOW, Cris; MARCELINO, Marcello. English pronunciation for Brazilians: the sounds of American English. São Paulo: Disal Editora, 2006.
Referência 3:LICERAS, Juana Muñoz.; DÍAZ, Lourdes. La teoría chomskiana y la adquisición de la gramática no nativa: a la búsqueda de desencadenantes. In: Segundas lenguas: adquisición en el aula. Barcelona: Ariel,