INFLUÊNCIA DE TRATAMENTOS TÉRMICOS NA MICROESTRUTURA, DUREZA E MICRODUREZA DA LIGA DE ALTA ENTROPIA 3NB-3TI-1CR-1AL.
Resumo:O presente trabalho investigou a influência de tratamentos térmicos na microestrutura e nas propriedades de dureza e microdureza da liga de alta entropia (LAE) 3Nb-3Ti-1Cr-1Al, visando sua otimização para aplicações em ambientes de alta temperatura. Ligas de alta entropia representam uma classe inovadora de ligas que superam as convencionais, oferecendo propriedades únicas devido a alta entropia configuracional e ao efeito coquetel (TSAI, 2014). A metodologia envolveu simulação termodinâmica com software Thermo-Calc® (TCTI5) para prever fases e temperaturas ideais para os tratamentos térmicos. As amostras foram submetidas a tratamentos térmicos a 1200°C por 1h e 20h, seguidos de resfriamento rápido. A caracterização microestrutural foi realizada por microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV), difração de raios X (DRX), medidas de dureza e microdureza complementaram as análises. Os resultados mostraram que a liga na condição de bruta fusão apresentou uma microestrutura dendrítica (CHEN, 2016), e alta dureza. O tratamento térmico a 1200°C por 1h promoveu o crescimento de grão, eliminação da morfologia dendrítica e homogeneização da matriz, o que resultou em redução da dureza e microdureza. A difração de raios X confirmou a presença da fase cúbica de corpo centrado (CCC) (BORGES, 2025), e indicou diminuição da intensidade dos picos da fase Laves com o tratamento térmico. O tratamento térmico por 20h intensificou o crescimento de grão e a formação de subgrãos. Conclui-se que os tratamentos térmicos foram eficazes na modificação da microestrutura e na homogeneização da liga, sendo que o tratamento térmico por 1h já foi suficiente em promover a dissolução da morfologia dendrítica.
Referência 1:BORGES, Spyridion H. et al. Effects of Chromium and Aluminum Additions on High-Entropy Alloys of the NbTiCrAl System: Development and Characterization. Materials Research, [S. l.], v. 28, 2025.
Referência 2:CHEN, H et al. Microstructure and mechanical properties at elevated temperatures of a new Al-containing refractory high-entropy alloy Nb-Mo-Cr-Ti-Al. Journal of Alloys and Compounds, v. 661, mar 2016
Referência 3:TSAI, Ming-Hung; YEH, Jien-Wei. High-Entropy Alloys: A Critical Review. Materials Research Letters, v. 2, n. 3, p. 107–123, 3 jul. 2014.