A ESCOLARIDADE EM 1991 PERMITE PREVER A RENDA EM 2010? UMA ANÁLISE DE REGRESSÃO USANDO DADOS MUNICIPAIS DOS CENSOS DEMOGRÁFICOS DO IBGE
Resumo:Há um consenso em torno da ideia de que a educação é o principal mecanismo de desenvolvimento econômico de um país e também de mobilidade social individual. O objetivo desta pesquisa foi tomar esse consenso como hipótese e buscar evidências empíricas que pudessem confirmar sua veracidade, pois é fundamental que os municípios monitorem a situação educacional de seus cidadãos e planejem políticas públicas de acordo com a situação identificada. Além da análise do coeficiente de correlação, foi utilizada a análise de regressão linear múltipla para mensurar a associação entre escolaridade e renda. Essa análise foi feita por meio da linguagem R utilizando a interface RStudio tanto para o estado de Minas Gerais quanto para o Brasil, com o objetivo de descobrir se ambos seguem um mesmo padrão. A variável explicada – renda – foi avaliada a partir do censo demográfico do ano de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto as variáveis explicativas – indicadores educacionais – foram avaliadas a partir do censo do ano de 1991. Os dados foram retirados do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 (disponível em www.atlasbrasil.org.br). As análises se mostraram interessantes na medida em que foi possível a obtenção de variáveis estatisticamente significativas para o modelo de regressão linear múltipla e de um coeficiente de determinação, R², relativamente alto, tanto para Minas Gerais quanto para o Brasil. Os resultados confirmaram a hipótese de que a escolaridade no ano de 1991 influencia a renda em 2010, denotando, inclusive, que o estado de Minas Gerais pode ser considerado um retrato do Brasil. A confirmação de que os indicadores educacionais são capazes de prever a renda aponta para a importância do investimento em políticas públicas de educação, pois além de proporcionar maiores ganhos em rendimentos futuros, a educação traz altos retornos para a população de um país, como maior desenvolvimento econômico, maior chance de participação na democracia, maior possibilidade de ascensão de classe social etc.
Referência 1:IC - A ESCOLARIDADE EM 1991 PERMITE PREVER A RENDA EM 2010? UMA ANÁLISE DE REGRESSÃO USANDO DADOS MUNICIPAIS DOS CENSOS DEMOGRÁFICOS DO IBGE
Referência 2:[1] Barbosa-Filho FH; Pessôa S. 2008. Retorno da educação no Brasil. Pesquisa e Planejamento econômico, 38: 97-126. [2] Ipea, Pnud, Fjp. 2013. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil.