RELATO DE EXPERIÊNCIA DE VISITAS HOSPITALARES E OFICINAS DE TRABALHO EM ATIVIDADE EXTENSIONISTA.
Resumo:Introdução: Atividades recreacionais em ambiente hospitalar proporcionam um ambiente alegre, acolhedor e descontraído para os clientes, a fim de minimizar a solidão e o tédio e elevar a autoestima do mesmo. Sendo assim, o uso do lúdico é uma estratégia que ajuda os serviços de saúde a oferecerem uma assistência humanizada e resgatar a individualidade do ser enfermo [1]. O objetivo do estudo foi refletir sobre as experiências junto aos acadêmicos multidisciplinares durante as visitas hospitalares e as oficinas de trabalho do projeto extensionista Cuidando da Gente. Método: Trata-se de um Relato de experiência utilizando a técnica de observação não participante e o diário de campo por aluna do Ensino Médio em Iniciação Científica junto à atuação dos participantes do Projeto de Extensão Cuidando da Gente, durante o período de setembro de 2015 a agosto de 2016. A experienciação ocorreu durante as oficinas de trabalho em que se realizaram dinâmicas para a instrumentalização dos alunos para as visitas lúdicas aos pacientes hospitalizados e, durante as visitas aos mesmos. Resultados e discussão: Houve dois enfoques que emergiram para a discussão do estudo os quais são: a aspectualização da experiência obtida no âmbito universitário e, a perspectiva da experiência adquirida ao ter contato com o espaço hospitalar. Durante as visitas hospitalares, por trás de risos e lágrimas dos pacientes observa- se nitidamente a necessidade emocional dos mesmos, e a importância de se colocar em atividade a prática do riso e da sensibilidade emocional. As atividades de extensão dentro das universidades é um meio de contribuir frente à sociedade e essa interação promove troca de experiências e conhecimentos para os estudantes [2]. Conclusão: Durante a inserção no âmbito universitário observa-se a relevância do Projeto de Extensão Cuidando da Gente, tanto no ambiente hospitalar quanto nas oficinas de trabalho, pois o mesmo permite a integração dos estudantes com a sociedade em prol de uma visão mais humanizada. Como também estimula o desenvolvimento dos mesmos como cidadãos.
Referência 1:Projeto Extensão - Cuidando da gente: atividades lúdicas na minimização das tensões no ambiente hospitalar e o ensino do autocuidado
Referência 2:PIBIC-EM/CNPq