Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar e discutir o diálogo existente entre literatura e pintura, uma vez que tal relação, existente desde a antiguidade, se mostra como uma importante área de estudo e pesquisa que há muito vem sendo discutida e comentada por estudiosos que ora afirmam e comprovam o diálogo, ora discutem seus pontos divergentes e separam as duas áreas artísticas. Este trabalho será desenvolvido através das teorias artísticas da história da arte, dos estudos críticos e teóricos da literatura e daqueles que aproximam as artes plásticas e as literárias. Nesse sentido, propõe-se a análise de uma obra do poeta e pintor espanhol Rafael Alberti, os quatro poemas pintados: Primavera, Verano, Otoño e Invierno de Las 4 estaciones (1985) que foram organizados e reunidos por Maria Asunción Mateo na Antologia Pintar la Poesía (2006). A escolha destes poemas se deu porque o autor utiliza nessa obra os elementos que são objetos de estudo deste trabalho: o poema, a pintura, a relação que se estabelece entre eles e como eles se inter-relacionam. Acredita-se que em cada poema das estações do ano, alguns elementos como cores, formas, caligrafia e simbologia são associados ao conteúdo, forma e sonoridade dos poemas. Nesse sentido, ao comparar o texto verbal e o visual (poema e pintura) estudaremos a possibilidade de se estabelecer correspondências entre esses dois campos artísticos. |