Resumo: | Os biofármacos, especificamente àqueles constituídos de peptídeos, são produtos farmacêuticos cujos princípios ativos são obtidos por processo biotecnológico. Dentre tais, destaca-se o epitalon (Ala-Glu-Asp-Gly), um tetra peptídeo em estudo para regulação do ciclo celular, como também na supressão de tumores.
Para o desenvolvimento e estudos de estabilidade de formulações biotecnológicas, ferramentas analíticas sensíveis são necessárias para a identificação da formação de agregados e produtos de degradação no peptídeo/proteína.
Assim, este trabalho objetivou o uso de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) para análise da estabilidade intrínseca e detecção de alterações do epitalon depois que o mesmo foi submetido à diferentes testes de estresse, incluindo: alta temperatura; meio oxidante; variações de pH; ciclos de congelamento/descongelamento; e estresse sob luz UV.
Com os resultados obtidos foi possível constatar que o presente trabalho foi relevante sob o aspecto de fornecimento de dados importantes a respeito da estabilidade do epitalon, possibilitando assim inferências a respeito de sua segurança, eficácia e qualidade. |