JUVENTUDE E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: INVESTIGAÇÕES SOCIOANTROPOLÓGICAS SOBRE AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS PARA AS JUVENTUDES DE ALFENAS/MG
Resumo:O tema da pesquisa é a participação das juventudes nas práticas educacionais sociocomunitárias e não formais desenvolvidas na cidade de Alfenas e região. O objetivo principal desta pesquisa foi identificar as principais ações socioeducativas não formais que envolvem as juventudes das camadas populares do município, buscando compreender os sentidos diversos destas ações e as acepções atribuídas à categoria da "juventude", tanto pelos educadores quanto pelos próprios jovens educandos. A relevância social desta proposta se encontra na necessidade de conhecer melhor as práticas não formais de educação e de compreender os modos de ser e viver das juventudes brasileiras – sobretudo das camadas trabalhadoras, principais destinatários das intervenções educativas não formais. A relevância científica se faz presente na abordagem de duas realidades contemporâneas desafiadoras, que são as práticas educacionais para além da escola e a formação dos jovens das camadas populares. Realizamos a investigação através da seguinte proposta: a) pesquisa bibliográfica e reflexão teórica a partir da antropologia e da sociologia da juventude; b) levantamento e observação das práticas socioeducativas de projetos contatados em Alfenas/MG; c) entrevistas semiabertas com os responsáveis pelos projetos que desenvolvem as práticas socioeducativas e não formais com os jovens das camadas populares; d) entrevistas com os educadores e com os educandos dos projetos no intuito de captar a visão que eles têm destas práticas. Fizemos um levantamento preliminar dos principais projetos e instituições que desenvolvem ações sociocomunitárias não formais na cidade de Alfenas/MG. Após o levantamento, contatamos os responsáveis por estes projetos e realizamos as primeiras observações destas práticas, realizando logo em seguida as entrevistas com os dirigentes, educadores e educandos a fim de coletar os dados necessários para a compreensão dos diversos sentidos destas ações e das diferentes acepções acerca da categoria da “juventude” e da compreensão do que eles têm do que é “ser jovem”. Finalizamos esta pesquisa com a constatação de que, para todos os envolvidos, as ações socioeducativas e não formais aqui investigadas são entendidas como instrumentos auxiliares na formação moral e cívica dos jovens, além de servir como formas de ocupação do tempo ocioso e meios de aprimoramentos de habilidades que possam a vir a se tornar “profissão” para os jovens da pesquisa.
Referência 1:IC - JUVENTUDES E EDUCAÇÃO SOCIOCOMUNITÁRIA: AS PRÁTICAS SOCIOEDUCATIVAS DESTINADAS À FORMAÇÃO POLÍTICA DE JOVENS EM POUSO ALEGRE-MG E REGIÃO