Resumo: | O trabalho é realizado em um Centro Social na cidade de Paraguaçu-MG e conta com nove discentes do curso de Nutrição.
Este centro social atende crianças e adolescentes de baixa renda em seus contraturnos escolares.
São executadas ações voltadas para a Educação Alimentar e Nutricional, a fim de promover saúde e incentivar a mudanças nos hábitos alimentares dessas crianças e adolescentes.
A transição nutricional é caracterizada pela prevalência de doenças associadas à má alimentação, como a obesidade, inclusive na infância. Com isso, a educação alimentar e nutricional é utilizada para a promoção da saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional. Objetivou-se promover saúde através de atividades de educação nutricional com crianças e adolescentes.
Foram realizadas ações extensionistas que contemplou a etapa diagnóstica através da coleta de dados antropométricos e aplicação de um questionário com questões sobre o comportamento alimentar e hábitos de vida. As ações educativas foram baseadas no Novo Guia Alimentar para a População Brasileira. As atividades lúdico-pedagógicas foram conduzidas de forma interativa entre os acadêmicos e as crianças e adolescentes. |