O ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA IBÉRICA NO LIVRO DIDÁTICO: REPRESENTAÇÕES DA INFLUÊNCIA CULTURAL ÁRABE NA PENÍNSULA IBÉRICA E NO BRASIL
Resumo:Introdução: O livro didático é de extrema importância dentro de sala de aula. No entanto, desde a década de 1990 está sofrendo constantes transformações na forma das abordagens dos conteúdos, devido ao sistema de avaliação implementado pelo Ministério da Educação (MEC) através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Com relação a abordagens de conteúdos de História Ibérica no livro didático é certo que para a construção de uma identidade nacional brasileira, tendo como base nossas heranças culturais será necessário desconstruir uma história hegemônica, que parte do eixo França, Inglaterra, Alemanha e Itália, especificamente falando do contexto da Idade Média. Contudo, nosso projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as representações dos educandos acerca da herança cultural árabe no Brasil bem como analisar o modo que é tratado esta temática nos livros didáticos do sétimo ano do ensino fundamental II e no segundo ano do ensino médio. Material e métodos: Como apresentaremos um resultado parcial da pesquisa, a princípio foi analisado o livro didático de História do sétimo ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Samuel Engel na cidade de Alfenas –MG. Utilizamos como aporte teórico-metodológico de análise o conceito de representação social de Roger Chartier. Este afirma que as representações do mundo social construídas, embora aspirem à universalidade de um diagnóstico fundado na razão, são sempre determinadas pelos interesses de quem às forjam. Resultados e discussão: Observamos que no livro didático analisado há certa marginalidade de temáticas representando a Península Ibérica. Pois, apresenta esta região de forma deslocada, ou sendo englobada e interpretada à luz de outras regiões considerada como padrão modelar. Quando se refere à Península Ibérica é feito supostos links com a modernidade, em específico com a expansão comercial e marítima, que dará origem a colonização do “Novo Mundo”. Com relação ao capítulo específico sobre “A expansão do Islã”, os autores ressaltam a chegada dos povos árabes e as relações ocorridas entre árabes e os povos habitantes da península por um período de oito séculos. Relações culturais, técnicas e científicas que deixaram marcas enraizadas nos povos da Península Ibérica, aonde hoje é Portugal e Espanha. Porém, os autores não mencionaram que estas heranças culturais árabes é presente até hoje nos países colonizados por Portugal e Espanha, e entre estes se encontra o Brasil. Conclusão: Desta forma, concluímos que há uma abordagem de temáticas referentes à Península Ibérica no livro de didático analisado, porém de forma marginalizada. E com relação à influência cultural árabe, foi ressaltada sua influência na Península Ibérica, porém sem ressaltar a presença cultural árabe vista na contemporaneidade como fruto de uma colonização portuguesa e espanhola.
Referência 1:Outro - Nenhum dos itens da lista
Referência 2:Programa de Pós-graduação em História Ibérica