Resumo: | Resumo: Introdução e objetivos: O Programa foi desenvolvido com o objetivo de gerar ações de promoção da saúde por meio de dois projetos de extensão visando integrar as ações de ensino, pesquisa e extensão já desenvolvidas no Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG. Material e métodos: O programa foi criado em 2009 e, atualmente, seus resultados tiveram desdobramento como pesquisa voluntária. Atua com orientações ergonômicas e ginástica laboral por meio do “Projeto Ajuste-se” e exercícios voltados para a promoção de saúde e prevenção de agravos por meio do “Mat Pilates”, envolvendo uma amostra de ambos os sexos e idade entre 17-50 anos. Os beneficiados do projeto de extensão “Mat-Pilates” foram avaliados inicialmente e após 12 sessões por meio de: anamnese, antropometria, RCQ, Banco de Wells, Teste de Shouber, Adams e dedo-solo. As aulas foram realizadas 2 vezes na semana, duração de 50 minutos cada prática, fazendo uso de acessórios como bola suíça e anel de Pilates. O protocolo das aulas inclui seis exercícios com nível de dificuldade progressivo de habituação, iniciante, intermediário e avançado. No projeto de extensão “Ajuste-se” foi realizado dois atendimentos por semana de acordo com o calendário acadêmico com duração de 20 minutos cada sessão, sendo realizada ginástica laboral, além de uma análise científica sobre o risco ergonômico assumido pelas profissões de dentista, cientista da computação, e em escolas com alunos da rede fundamental de ensino. No segundo semestre está sendo desenvolvido um vídeo de orientações posturais e ginastica e organizado o “1º Encontro de Extensão do Curso de Fisioterapia”. Resultados: No primeiro semestre de 2016 foram realizados 1511 atendimentos. Participaram do programa 5 docentes e 37 discentes. Beneficiários: Funcionários e estudantes de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG. Participação no II Agita Unifal Qualidade de vida no Trabalho, II Encontro de Qualidade de Vida e Promoção de Saúde- Poços de Caldas, Corrida contra o Parkinson, Semana do trabalhador no Hospital Imesa. Conclusão: O programa permitiu integração do ensino, pesquisa e extensão, vinculados à prática assistencialista ao trabalhador e aos estudantes. Contribuiu para a formação cidadã dos acadêmicos do curso de fisioterapia. |