Resumo: | O cursinho social pré-vestibular Aprendendo a Aprender é um projeto desenvolvido pelos alunos do Programa de Educação Tutorial do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (PET-BICE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), do campus Varginha desde o ano de 2012.
O intuito do projeto é que os discentes da universidade possam estar auxiliando cada vez mais os alunos da rede pública e também os egressos a prosseguirem nos estudos e, possivelmente ingressarem no ensino superior. Considerando que os alunos carentes teriam mais dificuldades no ingresso do ensino superior público, o cursinho pré-vestibular visa suprir essa deficiência e objetiva que mais alunos oriundos da rede pública possam estar inseridos em universidades públicas.
Há no cursinho a possibilidade de interação entre esses estudantes e a universidade pública, podendo assim se constituir como um fator motivacional para a continuidade dos estudos. Muitos dos alunos oriundos da rede pública acreditam que cursar o ensino superior está muito distante de suas realidades, uma vez que após a conclusão do ensino médio muitos buscam logo um espaço no mercado de trabalho para auxiliar com os gastos dentro de suas casas.
Assim, como forma de desconstruir essa visão de distância entre o aluno vindo da escola pública e o ambiente universitário, durante o projeto são apresentadas aos estudantes as possibilidades de auxílios permanência em uma universidade pública, bem como os projetos que nela são desenvolvidos e assuntos relacionados à vivência em um ambiente universitário que os motivem a prosseguirem os estudos.
Além disso, os professores voluntários do cursinho adotam em suas aulas estratégias diferenciadas de ensino para a exposição do conteúdo, de modo que não se assemelhe a forma como o aluno assiste a aula no ensino médio. Os professores buscam despertar o senso crítico dos alunos de forma que os façam refletir sobre determinado assunto através de filmes, palestras, dinâmicas, debates, etc.
No que diz respeito à estrutura e funcionamento, as aulas acontecem aos sábados no período das 08h às 13:30h no campus Varginha da UNIFAL- MG, sendo ministradas pelos próprios discentes da universidade e coordenado por membros do PET BICE.
Em relação à comissão coordenadora do projeto há responsabilidades diferenciadas. São quatro alunos bolsistas do grupo PET-BICE responsáveis pelo andamento das atividades do Aprendendo a Aprender e entre eles há a divisão de tarefas, sendo dois deles responsável pelos assuntos referentes ao corpo discente bem como controle de frequências, um outro aluno é responsável pelo corpo docente bem como o agendamento das reuniões mensais pedagógicas e o outro aluno responsável pelas atividades gerais como a reserva de salas. Ressalta-se que ainda que as atividades sejam divididas, as tomadas de decisões são feitas coletivamente e com o apoio da tutora do grupo.
Esses professores participam voluntariamente do projeto, e são selecionados em um edital próprio, que visa avaliar as aptidões para a oferta das disciplinas, em especial a questão didática, bem como a disponibilidade de tempo para participação no projeto. Após a seleção dos candidatos, ocorre uma semana de capacitação tanto dos novos professores como para aqueles que já participam do projeto, com o intuito de prepará-los para o início das aulas, bem como a construção do planejamento para o ano letivo.
Os discentes que atuam como professores do cursinho preparam as aulas com base nas habilidades e conhecimentos exigidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pelas necessidades dos alunos que participam do projeto. Há também, como forma de acompanhar o desenvolvimento dos alunos do cursinho um simulado no primeiro semestre e outro na semana que antecede o ENEM. |