INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO
Resumo:Introdução: O envelhecimento populacional é hoje uma realidade, sendo acompanhado por carga crescente de condições crônicas de saúde, de modo que a atenção à saúde do idoso exige profissionais preparados, com conhecimento sobre o processo de envelhecimento e suas repercussões [1]. As condições mais comuns nessa população são a fragilidade, sarcopenia e ocorrência de quedas, que têm impacto negativo na autonomia e independência do idoso. Mudanças nas práticas de saúde pela implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) implicaram em um novo perfil de competências profissionais, envolvendo atuação na promoção de saúde e prevenção de agravos, além da reabilitação. A formação profissional e produção de conhecimento deve então ser articulada às demandas da população atendida, rompendo a separação entre teoria e prática [1,2]. Objetivo: Constituir uma possibilidade de vivência da integração ensino-serviço-comunidade, para o desenvolvimento de competências profissionais dos discentes, necessárias à atuação na Atenção Primária, no contexto da atenção à saúde do idoso. Materiais e Métodos: Com participação de alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Medicina da UNIFAL-MG, o projeto ocorre integrado às pesquisas “Marcadores biológicos associados a identificação e evolução da fragilidade, sarcopenia e quedas em idosos atendidos pelo serviço de saúde” e “Risco de quedas e mobilidade de idosos”. A partir dos dados obtidos nas pesquisas, são elaborados relatórios da condição de saúde dos idosos que são enviados aos mesmos e às equipes da Estratégia Saúde da Família (EqSF). Idosos com risco de quedas, sarcopenia, fragilidade são contatados para participação em ações educativas e de autocuidado apoiado, para manutenção da independência funcional. Quando pertinente, são agendadas visitas domiciliares àqueles mais debilitados. Reuniões semanais são realizadas para discussão e reflexão da literatura e das ações de desenvolvidas, de forma interdisciplinar. Resultados e Discussão: Dos idosos avaliados nas pesquisas, 300 foram classificados em relação à fragilidade, sarcopenia e risco de quedas e elaborados relatórios individualizados. Os idosos foram então convidados para palestras educativas, orientações de prevenção da evolução dessas condições de saúde e para o autocuidado. As visitas domiciliares foram realizadas para os idosos frágeis (2 idosos) e com alterações cognitivas (2 idosos), sendo que três encontram-se em acompanhamento pelo projeto. Conclusão: Segundo os discentes, as atividades têm permitido o exercício da interdisciplinaridade e rica troca de experiências. A elaboração dos relatórios e realização das palestras tem estimulado a visão crítica sobre o conhecimento teórico e sua aplicação na prática do cuidado ao idoso. Houve boa adesão dos idosos às palestras educativas, com demonstração de interesse e interação nas atividades propostas. Tais resultados evidenciam a importância do envolvimento dos discentes em ações de promoção de saúde e prevenção de agravos para estimular uma velhice ativa e saudável.
Referência 1:Projeto Extensão - Integração ensino-serviço-comunidade na atenção à saúde do idoso
Referência 2:[1] Mendes EV. 2012. O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde. 512 p. [2] Gil CRR. 2005. Formação de recursos humanos em saúde da família: para­doxos e perspectivas. Cad Saúde Pública. 21:490-8.