REALIDADE VIRTUAL NA FUNÇÃO MOTORA DE MEMBROS INFERIORES PÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO (AVE)
Resumo:Introdução: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) pode gerar importantes alterações motoras. A realidade virtual (RV) voltada para reabilitação trazem benefícios em relação à aptidão física e equilíbrio, facilitando reorganização motora para ganho funcional(1). Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da terapia por RV na função sensório-motora, descarga de peso no membro inferior afetado, no equilíbrio estático e dinâmico e mobilidade de indivíduos pós-AVE Métodos: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNIFAL-MG (protocolo 36990414.2.0000.5142). A amostra foi constituída por 6 indivíduos com diagnóstico de AVE em fase crônica, de ambos os sexos, com idade entre 40 e 70 anos. Protocolo : Foi utilizado um vídeo game da marca Nintendo®, o Wii, o jogo atribuído era o Wii fit plus, sendo o Balance Bord um acessório (prancha de equilíbrio) do jogo responsável pela interação entre o projetor e o jogador. Foram utilizados 3 jogos, o Soccer Heading, o Balance Bubble e o Table Tilt (Fig 1). Realizado em 2 meses, 2 vezes por semana, totalizando 15 intervenções. Cada sessão tinha duração de 60 minutos, divididos em 15 minutos para alongamento global inicial e final e 15 minutos para cada jogo, sendo cronometrado o tempo gasto na mudança de fases em cada um deles. Antes e após intervenção com Nintendo Wii Fit Plus os indivíduos foram avaliados pela Escala Fugl Meyer (EFM) para membros inferiores, Teste de Marcha (TM), Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), Timed “Up and Go” (TUG) e Índice do Andar Dinâmico (IAD). Para análise estatística utilizou o teste Kolmogorov-Smirnov, teste t e Wilcoxon.