Resumo: | Estudo do equilíbrio líquido-líquido em novos Sistemas Aquosos Bifásicos Micelares
Lucas Tadeu Aparecido da Rosa, Luciano Sindra Virtuoso
Instituto de Química, Grupo de Pesquisa em Química de Colóides, Química Bacharelado
tlucas.23@gmail.com
Os chamados Sistemas Aquosos Bifásicos (SAB) são tipicamente formados por mistura de 2 componentes em água que, sob determinadas condições de concentração, pressão e temperatura se separam em 2 fases. Devido a possibilidade de combinar diferentes componentes formadores de SAB estes podem apresentar características muito distintas. Entre os diferentes SAB aqueles que contêm componentes hábeis em formar estruturas auto-organizadas, como micelas, são chamados SAB micelares. Contudo, todos os SAB têm em comum a presença de água como componente majoritário e por isso são capazes de mimetizar o ambiente biológico, com enorme potencial para separação de matérias biológicos por garantirem um ambiente ameno[1]. SAB micelares são interessantes por sua capacidade de estabilizar solutos hidrofóbicos e por isso, recentemente, o estudo do comportamento de fase desse tipo de SAB tem ganhado destaque no meio científico. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo caracterizar o comportamento de fase da mistura ternária formada por surfactante não iônico Polietileno glicol terct-octilfenol éter (Triton X-114) + Polietileno glicol 400 g.mol-1 (PEG 400) + água, em diferentes composições de mistura e temperatura. As curvas binodais nas diferentes temperaturas foram determinadas pelo método de titulação turbidimétrica[2]. Posteriormente, realizou-se a montagem de cinco SAB com diferentes composições de misturas de Triton X-114 + PEG 400 + H2O para as temperaturas de 5, 10, 15 e 20ºC. As misturas foram vigorosamente agitadas e deixadas em repouso em banho termostatizado por cerca de 24 horas. As fases em equilíbrio foram coletadas e sua composição determinada. O teor de Triton X-114 foi determinado por espectroscopia no UV-Vis em comprimento de onda de 273 nm (VARIAN Q2500, Shimadzu). PEG 400 foi determinado por refratometria e a água quantificada por diferença em massa após secagem em estufa de uma alíquota das fases. Todos os estudos foram conduzidos em triplicata. Os dados de equilíbrio líquido-líquido obtidos experimentalmente mostraram que o aumento da temperatura favorece a formação do SAB, o que é condizente com um processo endotérmico de separação de fases. Parâmetros como comprimento da linha de amarração (CLA) e inclinação da linha de amarração (ILA) foram calculados para todos os SAB. As ILA apresentaram valores mais acentuados com o aumento da temperatura evidenciando que uma menor quantidade de Triton é capaz de promover a segregação de fase à 20 oC do que à 5 oC. Coeficientes de partição dos componentes entre as fases foram determinados e possibilitaram a determinação do ΔG de transferência de material entre as fases. Valores encontrados para ΔG nas diferentes linhas de amarração e temperaturas são consistente com a transferência espontânea de água (componente majoritário) da fase superior para a inferior.
Financiamento: PIBIC/CAPES
Referências:
[1] Kresheck GC, Wang Z. A new micellar aqueous two-phase partitioning system (ATPS) for the separation of proteins. Journal of Chromatography, 858, 247-253, 2007.
[2] Boeris V, Spelzini D, Farrugia B, Picó G. Aqueous two-phase extraction and polyelectrolyte precipitation combination: A simple and economically techonologies for pepsin isolation from bovine abomasum homogenate. Process Biochemistry, v. 44, 1260-1264, 2009. |