Resumo: | Resumo: Introdução: Programa multidisciplinar que constitui espaço privilegiado para o alinhamento e reflexão de temáticas que envolvem as condições crônicas, as políticas de atenção às pessoas com condições crônicas, o papel do profissional de saúde, referenciais teóricos e metodológicos para a implementação de ações e para a produção do conhecimento científico. Material e método: As ações são fundamentadas nos princípios da Clínica Ampliada e Compartilhada [1] e do Autocuidado Apoiado [2] que tem como vertentes, a escuta qualificada, o estabelecimento de vínculos e a valorização das experiências do adoecido no processo de tratamento. Essas ações são desenvolvidas quinzenalmente, por meio de oficinas, debates e apresentação de filmes, na UNIFAL-MG e pelas ações desenvolvidas pelos projetos de extensão, DIPER, Viva bem com um estoma, Renascer e Cuidando da Gente. Resultados e Discussão: Foram realizadas seis oficinas, participação em seis feiras de saúde com ações de promoção à saúde e prevenção, rodas de conversa, atividades lúdicas, rastreamento da Hipertensão Arterial e de pessoas com Diabetes Mellitus e feridas, participação em eventos científicos; visitas domiciliárias para orientação e acompanhamento às pessoas com sequelas neurológicas e seus familiares, acompanhamento longitudinal de pessoas com estomias e feridas, com processo cicatricial de lesões, acompanhamento longitudinal as pessoas com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial; visitas à clientela internada em unidades oncológicas, hemodiálise e de clínica médica e especializada. Estas ações propiciaram o exercício da escuta, do vínculo, do desenvolvimento da cidadania promovendo a troca de saberes e experiências entre academia e clientela e o desdobramento em pesquisa de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado e publicação de três artigos científicos em periódicos com qualis B1 e B2. Foram atendidas 2500 pessoas. Conclusão: Nesta perspectiva, assumimos a corresponsabilidade pela formação de recursos humanos para a saúde, qualificados e comprometidos com o outro, estimulados para aprofundar os estudos sobre a temática, para a produção do conhecimento e para a implementação de práticas inovadoras de cuidado nos projetos de extensão. |