A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E ECONOMIA-UNIFAL-MG
Resumo:A evasão escolar é um problema que afeta não só as Instituições de Ensino superior (IES), mas a vida do estudante e a sociedade de modo geral. Tinto (1975) define evasão escolar como o movimento do estudante deixar a IES e nunca receber o diploma. No ensino superior, a evasão é caracterizada como um problema internacional e que causa prejuízos sociais, acadêmicos, dentre outros (FILHO et al., 2005). A evasão é um fenômeno social complexo e por isso é importante estuda-lo. O objetivo do estudo é de apresentar traços do perfil dos alunos que evadiram do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (UNIFAL-MG/Varginha) no período de 2009 a 2015. Os dados foram retirados do sistema de controle acadêmico e da própria universidade em março de 2016. Estão sendo considerados como evadidos os estudantes que se encontram no sistema acadêmico como desistentes, desligados, Abandono do Curso, Transferência para outra IES, Transferência para outro Curso, Vínculo Suspenso. Desta forma, no período de 2009 a 2015, de um universo de 2042 ingressantes, 545 evadiram. Em se tratando da idade atual dos alunos nota-se que, na faixa etária de 20 a 25 anos, de 1219 alunos ingressantes, 305 evadiram, correspondendo a 55,96%, sendo esta a maior porcentagem observada. No que se refere ao sexo, verifica se que, de 986 ingressantes do sexo feminino, 216 evadiram, o que equivale a 39,63% do total e do sexo masculino, de 1056 ingressantes, 329 evadiram, correspondendo a 60,39%. Já em relação à raça, de 1453 alunos ingressantes da raça branca, 435 evadiram sendo proporcional a 79,81% desse total. Por fim, observa se que no tocante tipo de escola onde cursou o ensino médio, verifica se que de 1382 ingressantes de escola pública, 368 alunos evadiram, sendo compreendido por 67,52% e dos alunos de escola privada, de 660 ingressantes, 177 evadiram, que é correlato a 32,47% do total. Estes dados integram os resultados da dissertação da mestranda Edna de Oliveira, do programa PROFIAP/ UNIFAL-MG e a iniciação científica consistiram em colaborado em seu projeto.
Referência 1:IC - A EVASÃO UNIVERSITÁRIA NO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E ECONOMIA DA UNIFAL/MG