AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE FLAVONÓIDES OBTIDOS DAS FOLHAS DO MARACUJÁ AZEDO (PASSIFLORA EDULIS SIMS) SOBRE A ATIVAÇÃO PLAQUETÁRIA EM RATOS DIABÉTICOS.
Resumo:Considerando a alta prevalência global de diabetes mellitus e o aumento dos fatores de risco associados, como complicações micro e macrovasculares decorrente de alterações plaquetárias, o presente projeto teve como objetivo principal avaliar o papel modulatório de flavonoides obtidos de folhas de P.edulis sobre a produção de espécies oxidantes e agregação plaquetária em ratos diabéticos. Neste projeto foi obtido, padronizado e fracionado o extrato das folhas de P. edulis, além da avaliação do efeito normoglicemiante da fração majoritária em flavonoides e os mecanismos envolvidos na hiperreatividade plaquetária induzida pelo diabetes mellitus. Os flavonoides presentes no extrato bruto seco e na fração majoritária em flavonoides podem ser os grandes responsáveis pelos efeitos benéficos observados em nossos estudos.
Referência 1:IC - AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE FLAVONÓIDES OBTIDOS DAS FOLHAS DO MARACUJÁ AZEDO (PASSIFLORA EDULIS SIMS) SOBRE A MODULAÇÃO DO SISTEMA NADPH OXIDASE EM PLAQUETAS DE RATOS DIABÉTICOS