EVOLUÇÃO POPULACIONAL E DESENVOLVIMENTO NAS MICRORREGIÕES DE POÇOS DE CALDAS E POUSO ALEGRE
Resumo:O trabalho faz parte de um projeto que analisa a evolução populações na região sul de Minas Gerais. A proposta, nesta parte da pesquisa, é identificar e analisar a correlação da evolução populacional das microrregiões de Poços de Caldas e Pouso Alegre com o processo de modernização do sul de Minas Gerais no final do século XIX e começo do século XX. O estudo se fundamenta em informações fornecidas no sítio do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) sobre a história dos municípios e a evolução da população e em trabalhos já desenvolvidos sobre o desenvolvimento no país, no estado e na região sul-mineira. Num primeiro momento está sendo realizado o levantamento de dados, utilizados construções de tabelas que mostram a trajetória da emancipação dos municípios e a evolução da população. Observa-se que vários municípios tiveram sua emancipação pelo mesmo decreto e que houve um deslocamento considerável da população da zona rural para a urbana. A investigação está analisando os dados coletados na busca de descobrir quais fatos históricos, políticos, econômicos, cultural tiveram influência no desenvolvimento desta nova configuração das cidades do sul de Minas. Há divergências em algumas fontes do IBGE o que tem dificultado o trabalho, entretanto, este fato só reforça a importância da pesquisa que é conhecer e explicar o desenvolvimento destas microrregiões. O trabalho se encontra em fase inicial e até o presente momento não há uma conclusão mais aprofundada sobre os dados obtidos.
Referência 1:IC - A EVOLUÇÃO POPULACIONAL NAS MICRORREGIÕES DE POÇOS DE CALDAS, DE POUSO ALEGRE E DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO
Referência 2:[1] CASTILHO, Fabio F. de A. (2009). Economia sul mineira: O abastecimento interno e a expansão cafeeira. Disponível em: http://www.ufjf.br/heera/files/2009/11/castilho_2009_-_15.pdf.