Resumo: | A presente pesquisa tem como tema central os processos educativos não formais e a formação política no interior de organizações juvenis de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Seu objetivo geral é de compreender e interpretar como se organizam e ocorrem os processos de formação social e política dos jovens estudantes que participam de grupos ou coletivos juvenis no âmbito universitário. A pesquisa, seguimento de um projeto mais amplo com foco nos processos educativos não formais e juventude, tem a intenção de conhecer os grupos e coletivos juvenis cujas atividades têm influência, ainda que indiretamente, na formação política dos estudantes universitários. Tal investigação se justifica pela necessidade de identificar a dimensão educativa não formal destas organizações, assim como a importância destes processos para a formação social e política dos estudantes. Ainda em fase inicial, a pesquisa tem por metodologia: a) revisão e estudos bibliográficos com o intuito de embasar posteriores análises e investigações; b) sondagem e levantamento de dados junto às organizações por meio do contato com seus integrantes; c) coleta de materiais referente às organizações que são disponibilizados publicamente como estatutos, documentos, livros, vídeos, panfletos, sítios de internet, entre outros; d) observação etnográfica de ações de caráter público promovidas pelas organizações (palestras, seminários, reuniões, manifestações, apresentações culturais, espaços de formação etc.); e) realização de entrevistas semiestruturadas com integrantes das organizações. Tais atividades já se encontram em andamento e estão sendo empreendidas no campus central de uma universidade pública do sul de Minas Gerais junto a duas entidades estudantis e um coletivo cultural ligado à extensão universitária: o Centro Acadêmico (C.A.) de um curso circunscrito no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), o Diretório Central Estudantil (DCE) e o Maracatu de baque virado. Foi criado também um Grupo de Trabalho (GT), coordenado pelo orientador da vigente pesquisa, que conta com a participação efetiva de estudantes de graduação e pós-graduação, o que pode contribuir ainda mais para a qualidade de nossas análises. Por último, espera-se, ao fim do projeto, que nossos estudos possam tanto contribuir para a compreensão dos processos educativos não formais presentes no interior dos grupos supracitados quanto para o retorno e efetivação de possíveis parcerias junto aos sujeitos da pesquisa e à comunidade da qual fazem parte. |