ACOLHIMENTO AOS CALOUROS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo:A maneira como os calouros se integram ao âmbito acadêmico influência na forma de desfrutar bem ou não das oportunidades oferecidas pela universidade, tanto na formação profissional, quanto em seu desenvolvimento psicossocial. Potencialmente terão mais chances de desenvolver-se, pessoal e intelectualmente, os estudantes que se ambientaram no contexto universitário desde o início de seu curso do que aqueles que enfrentaram mais dificuldades para adaptar-se ao Ensino Superior [1]. Neste contexto, o grupo PET Enfermagem da UNIFAL-MG e a coordenação da escola de Enfermagem desenvolvem anualmente o “Acolhimento aos calouros de enfermagem”. Nessa, é dada atenção especial aos novos alunos, de forma a favorecer a adaptação acadêmica, minimizar os impactos negativos desta transição e assim contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação. Objetiva-se favorecer a integração entre Calouros/Veteranos/Docentes/Universidade e, consequentemente, promover a troca de experiências e oferecer informações em relação ao Curso de Enfermagem, a Profissão e a Universidade escolhida (infraestrutura e oportunidades). A recepção dos calouros de enfermagem foi dividida em seis encontros compostos por uma reunião de boas-vindas, acolhimento, mensagem de otimismo, apresentação dos docentes e do funcionamento e ações da Graduação, Pesquisa, Extensão, Pós Graduação e do Programa de Educação Tutorial (PET/ENFERMAGEM), expondo seus objetivos e encorajando os alunos a participarem de projetos e atividades ligados aos eixos do ensino, pesquisa e extensão, palestra sobre a Enfermagem e suas áreas de atuação, dinâmica em grupo para promover a interação entre os alunos e explorar os aspectos Biopsicossociais/Espiritual/Cultural, Visita ao Campus, entrega do guia de informações sobre a Universidade e a Cidade de Alfenas e para encerrar; uma confraternização com Coffee Break entre alunos, funcionários e professores. A avaliação do evento foi realizada através de instrumento avaliativo próprio, a atividade foi considerada como ótimas por 66,67% dos participantes, sendo que os melhores quesitos conceituados foram: Recepção (87,5%), aplicabilidade das informações (79,17%) e importância do evento para a atividade acadêmica (70,83%). Dentre os aspectos negativos pontuados, os mais evidenciado foram a data e o horário. Por fim, conclui-se que o acolhimento é uma atividade que propicia a interatividade acadêmica com troca de conhecimentos e saberes, favorecendo a adaptação do novo estudante e contribuindo para a qualidade de sua formação.
Referência 1:Projeto Extensão - Acolhimento aos calouros de enfermagem
Referência 2:TEIXEIRA, M.A.P. et al. Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da ABRAPEE, v.12, n. 1, p.185-202, 2008.