UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO EM ENSINO DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR NO BRASIL: 23 ANOS DE HISTÓRIA NA SBBQ
Resumo:Um olhar sobre a produção em ensino de Bioquímica e Biologia Molecular no Brasil: 23 anos de história na SBBq Núbia Neves Gonçalves1, André Victor Pereira2, Gabriel Gerber Hornink3 1 Universidade Federal de Alfenas, Graduando do curso de Bacharelado em Biomedicina, 2 Universidade Federal de Alfenas, Graduando do curso de Licenciatura em Química, 3 Universidade Federal de Alfenas, Instituto de Ciências Biomédicas, Professor no depto. Bioquímica nubianevesg@gmail.com Introdução: O Ensino em Bioquímica e Biologia Molecular vem ganhando cada vez mais importância no universo acadêmico, principalmente decorrente de se tratar de uma disciplina básica e pré-requisito para compreensão de diversas outras disciplinas, além de seus conteúdos fazerem parte do ensino fundamental e médio. Criar um panorama dos trabalhos na área do ensino apresentados nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), entre 1993 e 2016. Materiais e métodos: Foram analisados 408 resumos, a partir de um questionário, incluindo público-alvo, conteúdo, abordagem de ensino, tipo de pesquisa, método de análise (pesquisa), além dos dados de autoria e título. Dois avaliadores sistematizaram e classificaram, por parâmetro, os dados em categorias semânticas e obtiveram-se as frequências destas. Resultados e discussão: Encontraram-se trabalhos envolvendo uso softwares educacionais, programas de ensino diferenciados, dramatizações e atividades práticas, sendo que parte dessas atividades foram criadas e avaliadas em sala de aula. Com relação ao público-alvo, cerca de 56% focou no ensino de graduação, 21% no ensino básico, 9% nos professores e 9% na pós-graduação. Com relação ao tipo de trabalho, as pesquisas e os relatos de atividades compreenderam respectivamente 70% e 30% cada. Das pesquisas, 39% foram quali-quantitativas, 44% qualitativas e 17% quantitativas. Sobre as temáticas, a maior parte se concentra no metabolismo (ex. ciclo de Krebs, Glicólise, glicogenólise) e no ensino de Bioquímica (geral), incluindo, em menor frequência, proteínas, técnicas de laboratório, enzimas, genética, além de outros. A temática do metabolismo acaba por ser frequente, provavelmente, por sua complexidade de conexões conceituais. As pesquisas se utilizaram de métodos variados, incluindo questionários pré e pós atividade, análises dos discursos dos estudantes e professores obtidos nos questionários e durante as atividades, além de outros testes.Conclusão: A partir da análise desse material, torna-se possível construir a história da pesquisa na área, com aspectos conteudísticos, além dos geográficos, institucionais e qualitativos na área de ensino em questão. Destacou-se a preocupação com a pesquisa na área de ensino de Bioquímica e os avanços nos modos de se pesquisar, indicando uma crescente preocupação nos aspectos didático-pedagógicos na área estudada. Financiamento: PIBIC-CNPq Referências: BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. LOGUERCIO, R. Q.; DEL PINO, José Claudio; SOUZA, D. O. . Educação em Bioquímica: um programa disciplinar. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru - São Paulo, v. 3, n. 2, p. 30-44, 2003.
Referência 1:IC - UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO EM ENSINO DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR NO BRASIL: 22 ANOS DE HISTÓRIA NA SBBQ