Resumo: | O desenvolvimento tecnológico, faz parte do contexto em que vivemos, visto que é um resultado da própria evolução da sociedade. Deste, destaca-se a internet, que segundo Hornink [1] “trouxe maior intervenção social e consequente maiores mudanças na vida das pessoas, gerando profundas transformações na sociedade, nos seus diversos setores”. Proporciona novas formas de interação as pessoas, fomentando em especial as relações sócio-interacionistas, sendo que grande parte se estabelece por mediação das interconexões que estão sendo amplamente potencializadas pelo exponencial desenvolvimento e utilização em massa de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), por meio do acesso a informações e de geração de novos conhecimentos. Aliado à ela, é possível também destacar a teoria sociocultural [2] para a compreendermos a microgênese dos desenvolvimentos possíveis decorridos da mediação pela tecnologia. Pesquisas demonstram a eficiência destes métodos na promoção do pensamento computacional no ensino fundamental e médio no Brasil, estimulando a criação de diversos jogos com propostas como visto em [3];[4];. O objetivo geral deste projeto é obter indícios e compreender o desenvolvimento de habilidades em programação em blocos mediado pela utilização de tecnologias da informação e comunicação, para isto, foi realizado no mês de agosto de 2016 um curso piloto gratuito e temático com uma turma de 6 jovens entre 15 a 18 anos de introdução acelerada ao pensamento computacional, dentro do ambiente code.org. Um ambiente de educação online com múltiplos desafios divididos em etapas e graus de dificuldade. Com base na bibliografia pesquisada e no relato dos estudantes após a realização do curso, os resultados e acompanhamentos, apontaram que além do aspecto motivacional da temática dos jogos, as atividades realizadas como teste nesta fase da pesquisa, serão utilizadas como base de construção do projeto de mestrado com maior número de participantes e estrutura mais complexa. |