USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM
Resumo:O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) promove o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a formação do enfermeiro, sendo importante para a construção do conhecimento a prática reflexiva, articulando ensino-serviço[1]. Para que isto seja possível, é fundamental a utilização de metodologias ativas de ensino que promovam a ação-reflexão-ação, como a metodologia da problematização, que faz uso do Método do Arco de Maguerez[1]. Também é essencial nesta era de tecnologias que se utilize para o ensino as ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem[2]. Devido a necessidade constante de se refletir sobre a relação ensino-serviço, se propôs este estudo, a fim de conhecer as percepções dos graduandos em enfermagem, matriculados no 1º semestre letivo de 2016, na disciplina Estágio Curricular Supervisionado, na área de Saúde Coletiva, acerca do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem e da Metodologia da Problematização para a sua formação profissional. Foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa[3], com 31 estudantes de enfermagem do 9º período, da Universidade Federal de Alfenas-MG. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFAL-MG sob o parecer n. 1.511.864/2016. A coleta de dados foi realizada mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após, realizada a técnica do grupo focal. Foram identificadas duas categorias analíticas: Processo Ensino-Aprendizagem na Plataforma Moodle e Uso da Metodologia da Problematização. Os resultados apontam que o Ambiente Virtual de Aprendizagem e a Metodologia da Problematização facilitaram a autonomia e o aprendizado dos alunos que fizeram uso desses recursos, permitindo o desenvolvimento de novas competências[2]. Conclui-se que a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem juntamente com a Metodologia da Problematização mostraram-se meios efetivos para promover a prática reflexiva e aumento do aprendizado e autonomia dos alunos.
Referência 1:Outro - Nenhum dos itens da lista