ESTUDO DA COMPOSIÇÃO E ESTABILIDADE TÉRMICA DA BORRACHA DE PNEU
Resumo:Neste trabalho a técnica de termogravimetria foi utilizada para analisar a composição da borracha de pneu e sua estabilidade térmica. Os três principais componentes que constituem o pneu são a borracha natural (NR), borracha de butadieno estireno (SBR) e negro de fumo. A banda de rodagem é a parte do pneu que fica em contato direto com o chão e proporciona tração, dirigibilidade, frenagem, capacidade de disperão de água e quilometragem satisfatória ao veículo. A análise termoanalítica foi realizada em amostra de lascas da banda de rodagem de pneu doado por um comerciante da cidade Poços de Caldas, Minas Gerais. A termogravimetria foi efetuada em um equipamento da marca Netzsch modelo STA 449F3 com cerca de 19,9 mg da amostra aquecida de 30ºC a 1000ºC à uma taxa de 10⁰C/min em atmosfera de nitrogênio. A Borracha de pneu analisada apresentou estabilidade térmica até a temperatura de 160º C. Após a temperatura limite de estabilidade térmica observou-se dois eventos térmicos, o primeiro aconteceu entre 289º C a 420º C característico da borracha natural (NR) com perda de massa de 23 % e o segundo evento térmico foi obtido na faixa de 420 º C a 541 º C com uma perda de massa de 31% atribuído a borracha de butadieno estireno (SBR), sendo que o negro de fumo mostrou-se bastante resistente à degradação durante o tratamento térmico. Os resultados obtidos demonstraram que a técnica de termogravimetria foi eficaz para avaliação da composição e estabilidade térmica da borracha do pneu.
Referência 1:PG - Engenharia Química