Resumo: | O Observatório de Gestão Hospitalar (OGH) é um Programa que teve suas atividades iniciadas
no ano de 2014 e conta com parceria de instituições conveniadas à UNIFAL-MG e a participação de
docentes, discentes e profissionais envolvidos nos três níveis de atenção à saúde: primário, secundário e
terciário. Tem como intuito o aprimoramento dos processos de gestão de organizações. Utiliza-se da
metodologia de gerenciamento de projetos preconizada pelo Project Management Body of Knowledge
(PMBOK)1
, o qual descreve 47 processos em cinco grupos (Iniciação, Planejamento, Execução,
Monitoramento e Controle e; Encerramento), dividindo tais processos em dez áreas de conhecimento
(integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos e aquisições, e
partes interessadas). Utilizando-se da referida metodologia, o OGH está mapeando e descrevendo
processos em saúde, com a identificação de pontos críticos e a aplicação de técnicas de aprimoramento
contínuo e estratégias de melhoria dos mesmos. As ações resultantes do Programa OGH em 2016
envolvem: divulgação do Programa e formação constante e dinâmica de equipe de colaboradores;
formação de projetos multidisciplinares (Validação do “Checklist” tipo “Bundle” como ferramenta para
diminuir a incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica e seus impactos aos pacientes e
instituição; Núcleo de Gestão da Atenção Primária em Saúde; Orientação nutricional para alta hospitalar:
“comer bem para viver mais”); realização do IV Seminário do OGH: gestão estratégica de pessoas,
participação em eventos voltados a gestão em âmbito local, regional, nacional e internacional; realização
de pesquisas; Trabalhos de Conclusão de Curso; Dissertações de Mestrado e realização de curso sobre
gestão de projetos acerca da metodologia PMBOK. Conclui-se que há interface entre ensino, pesquisa e
extensão, possibilitando o estreitamento dos vínculos institucionais com as organizações parceiras;
qualificação de discentes em gestão em saúde com ampliação de suas possibilidades de inserção no
mercado profissional; melhoria da qualificação dos colaboradores em gestão; contribuição para o
aumento da qualidade dos serviços prestados aos usuários dos serviços de saúde e para a ampliação da
visibilidade da UNIFAL-MG como referência em gestão de qualidade em saúde no sul do estado de
Minas Gerais, no país e no exterior. |