SUPERDOTAÇÃO: APROXIMAÇÕES E DIVERGÊNCIAS TEÓRICAS
Resumo:Compreender as interpretações e propostas existentes sobre a inteligência é importante quando se aborda o tema das altas habilidades/superdotação, principalmente por se tratarem de campos que se relacionam e cujos avanços científicos e de definição se encontram igualmente em desenvolvimento. Assim, este estudo lançou como objetivo verificar as convergências e divergências que correlacionam as teorias de inteligência e das altas habilidades/superdotação. Com base em um delineamento bibliográfico, selecionando livros e demais produções científicas, buscou-se explorar as teorias mais aceitas e expandidas por pesquisadores. Importantes contribuições foram obtidas a partir dos aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural, uma vez consideradas as funções psicológicas-superiores e seu processo de desenvolvimento a partir da mediação dos signos e dos instrumentos culturais que se apresentam histórica e socialmente disponíveis, e que convergem com a proposta da necessidade como indicador da superdotação.
Referência 1:IC - CARACTERIZAÇÃO, IMPACTO E AÇÃO PEDAGÓGICA: PROBLEMATIZANDO A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES