Resumo: | O objetivo deste projeto é montar uma base cartográfica da bacia a montante do lago de Furnas para que sirva de subsidio para trabalhos nas mais diversas áreas do conhecimento.
A bacia hidrográfica do rio Grande (BHRG) é de grande importância para a região do sul de Minas Gerais. Seu uso principalmente se dá pela geração de hidroeletricidade na matriz Furnas Centrais Elétricas na Usina Hidrelétrica de Furnas no alto do rio Grande, mas também ela se destaca pelo seu uso na agricultura, pesca, pecuária, lazer e abastecimento humano. Por isso se faz necessário estudos pontuais para o melhor gerenciamento da bacia e de seus afluentes.
Sua localização é entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, abrangendo 325 municípios, sendo 141 paulistas e 184 mineiros. Segundo os dados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), até 2025 a população dessa área pode chegar a 10 milhões.
A articulação da bacia é formada por uma pré- base contendo a rede hidrográfica ao milionésimo, limites estaduais e municipais, sedes municipais, Ottobacias hidrográficas de níveis 3 e 4, tudo retirado de uma plataforma do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e plataforma da Agência Nacional de Águas e articulação de cartas topográficas com escala de 1:50.000
Para recobrir a área são necessárias 101 cartas topográficas e cartas topográficas vetoriais, disponíveis para download no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). |