O SÁBADO LETIVO COMO UMA PROPOSTA PIBIDIANA EDUCATIVA DE ENSINO DE ESPANHOL E DE INTEGRAÇÃO SOCIAL NO ÂMBITO DA ESCOLA PÚBLICA
Resumo:A inserção do Espanhol como disciplina regular e componente integrador da grade curricular é relativamente recente. A partir da promulgação da Lei n°11/161 em 2005, a língua espanhola vem ganhando espaço no sistema escolar/educacional brasileiro. Consequentemente, em virtude do seu teor, a referente lei possibilitou uma perspectiva linguística significativa em relação à oferta do espanhol como língua estrangeira (E/LE), a que passou a ser considerada “obrigatória” no currículo do Ensino Médio e permitiu, por sua vez, trazer à tona uma forma crítica e dinâmica em relação ao ensino/aprendizagem de E/LE em contexto luso-brasileiro, conforme enfatizam as Orientações Curriculares do Ensino Médio – OCEM (2006) para área do ensino de espanhol. Ancorado nas ideias sugeridas nas considerações precedentes, o presente trabalho se propõe apresentar o sábado letivo como uma proposta dinâmica de uma ação educativa não convencional de reposição de aula com estudantes do Ensino Médio elaborada pelas professoras supervisoras de língua espanhola do PIBID Letras/Espanhol, a que insere-se no âmbito das escolas estaduais Emílio da Silveira e José Grimminch de Alfenas-MG, contexto educativo onde as docentes ministram aulas de espanhol, regularmente. O sábado letivo visa a socialização e interação dos estudantes e professores, tendo como eixo curricular norteador da ação educativa o desenvolvimento de atividades formativas de língua e cultura hispânica por meio de oficinas diversas tais como teatro, dança, poesia, arte, música, jogos, literatura, etc., o que permite a (re)valorização do espaço escolar e também o compartilhamento de experiências com e na comunidade da escola pública, tomando ainda como um dos pressupostos da ação educativa a prática alteritária baseada no conceito de alteridade de Benjamin (1995), ou seja, um sábado letivo que se foca nas experiências compartilhadas e nas relações interpessoais pressupondo de que o conhecimento do outro, permite o próprio auto reconhecimento e também a valorização, identificação e diálogo com o outro.
Referência 1:PIBID - Letras/Espanhol