Resumo: | Este estudo está vinculado ao projeto de pesquisa “SENTIDO E EMANCIPAÇÃO DOCENTE:
reconfigurando os espaços formativos no âmbito do PIBID UNIFAL-MG/UFSCar”, desenvolvido de
março de 2015 a fevereiro de 2016. Esse trabalho tem por objetivo analisar os desafios institucionais e
políticos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na compreensão de
licenciados bolsistas de diferentes áreas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG) e da
Universidade de São Carlos (UFSCar/SP). Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com 22
licenciandos distribuídos nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Para a coleta de dados foram
utilizados grupos focais de discussão, e roteiro de entrevista, além de roteiros de preenchimento auto
declarativo. A partir da análise qualitativa apontamos que este programa pode se configurar como locus
privilegiado na formação de professores, embora ainda enfrente grandes desafios políticos e práticos para
se estabelecer como tal. A partir deste estudo esperamos ampliar as discussões acerca dos impactos deste programa. |