O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DOS IMPASSES ÀS POSSIBILIDADES FORMATIVAS
Resumo:Este estudo está vinculado ao projeto de pesquisa “SENTIDO E EMANCIPAÇÃO DOCENTE: reconfigurando os espaços formativos no âmbito do PIBID UNIFAL-MG/UFSCar”, desenvolvido de março de 2015 a fevereiro de 2016. Esse trabalho tem por objetivo analisar os desafios institucionais e políticos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na compreensão de licenciados bolsistas de diferentes áreas da Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG) e da Universidade de São Carlos (UFSCar/SP). Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com 22 licenciandos distribuídos nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Para a coleta de dados foram utilizados grupos focais de discussão, e roteiro de entrevista, além de roteiros de preenchimento auto declarativo. A partir da análise qualitativa apontamos que este programa pode se configurar como locus privilegiado na formação de professores, embora ainda enfrente grandes desafios políticos e práticos para se estabelecer como tal. A partir deste estudo esperamos ampliar as discussões acerca dos impactos deste programa.
Referência 1:IC - SENTIDO E EMANCIPAÇÃO DOCENTE: RECONFIGURANDO OS ESPAÇOS FORMATIVOS NO ÂMBITO DO PIBID UNIFAL-MG/UFSCAR