Resumo: | Sabe-se que atualmente, as políticas de formação docente são enfáticas a criação e manutenção de um espaço diferenciado no âmbito da universidade. Exemplo claro é o Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que tem como finalidade fomentar a iniciação à docência e melhor qualificá-la, visando a melhoria do desempenho da educação básica. Embasadas nos aportes da Psicologia Histórico-Cultural, entendemos que a proposta de qualificação docente só poderá ser efetivada quando avançar-se também a criação de um espaço formativo que propicie e envolva seus alunos-docentes confrontações ideológicas, políticas, sociais e, acima de tudo, humanas, contribuindo para uma formação e posterior atuação que favoreça questionamentos e criticidade de seus próprios posicionamentos profissionais. Entendemos que para este debate é nuclear contemplarmos discussões que favoreçam embasamentos teóricos e metodológicos que propiciem, envolvam e considerem os agentes formadores e em formação a confrontações ideológicas, políticas, sociais e, acima de tudo, relacionais. Para tanto, foi proposta a produção do livro intitulado “Educação, sociedade e teorias pedagógicas: reflexões formativas”, que teve como propósito a aproximação e diálogo dos professores e acadêmicos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Educação, Sociedade e Teorias Pedagógicas - HISTEDBR/UNIFAL-MG. Dentre seus objetivos, os textos que compõem este livro visam a demarcação de um debate centrado nas condições históricas, políticas e sociais das propostas educacionais formativas no município de Alfenas. Estas condições puderam ser parcialmente deflagradas a partir das análises da pesquisa intitulada “Sentido e Emancipação Docente: reconfigurando os espaços formativos no âmbito do PIBID UNIFAL-MG/USFCar”, que visou desnudar alguns dos desafios formativos vivenciados nas instituições em questão, com base em análise sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Conclusão: A proposta para a publicação do livro, foi cumprida; seguindo a premissa de que espaços formativos, seja no âmbito acadêmico, seja nos espaços de formação continuada que se dedicam a formar profissionais, para lidar com formação humana, não investem, ou não consideram devidamente, as dimensões do sujeito. Para tanto, os capítulos que compuseram esta obra, apoiaram-se na problematização desses aspectos, envolvendo o campo das significações da docência, dos pressupostos educacionais; das premissas do desenvolvimento humano; dos postulados filosóficos e históricos da Educação, por meio de análises que favorecem a compreensão histórica e social do sujeito “docente". |