Autenticação do usuário Universidade Federal de Alfenas - Unifal-MG
Sistema de Gerenciamento do Espaço Físico
Manual do Usuário

1 – Introdução

O Sistema de Gerenciamento do Espaço Físico tem por objetivo manter informações relacionadas à estrutura física dos campi da Unifal-MG. Entre as principais atribuições desse sistema, estão:

O sistema funciona em ambiente web, permitindo uma integração mais ampla por não possuir dependência de plataforma. Para acessá-lo, é necessário somente um computador conectado à internet.

O intuito desse manual é facilitar o uso do sistema em todas suas etapas. O usuário terá a descrição passo-a-passo de todas as funcionalidades disponíveis, desde o acesso ao sistema até o gerenciamento dos cadastros e a emissão de relatórios.

2 – Acesso ao sistema

Para acessar o sistema, digite o endereço http://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/espacofisico na barra de endereços de seu navegador. Será exibida a tela Autenticação do Usuário, conforme mostrado abaixo.

Autenticação do usuário

Se você já está cadastrado no sistema, entre com seu login institucional e sua senha (os valores devem ser os mesmos que você utiliza para acessar os demais sistemas da instituição). Em seguida, clique no botão Entrar.

Se você ainda não tem cadastro, deverá solicitá-lo ao administrador do sistema.

3 – Tela principal

Após a autenticação, será exibida a tela principal do sistema, como mostra a figura abaixo.

Bem-vindo

Na parte central da tela, é apresentada a mensagem de boas vindas, da qual constam o nome do usuário, as instruções básicas para o uso do sistema e a data atual.

No cabeçalho da tela, encontram-se itens que serão exibidos em todas as páginas do sistema, incluindo o logotipo da instituição, o nome do sistema e o menu principal.

4 – Menu principal

O menu principal dá acesso a todas as funcionalidades do sistema. Para acessar uma funcionalidade, basta clicar sobre o item de menu desejado.

As seguintes opções são mostradas no menu principal:

4.1 – Menu Cadastros > Usuários

Essa opção do menu está disponível apenas para os administradores do sistema. Ela abre a tela Usuários, a partir da qual é realizado o gerenciamento dos usuários que acessam a aplicação. É possível consultar os usuários cadastrados, inserir novos usuários, excluir e alterar o cadastro de usuários existentes.

Usuários

Como mostra a figura acima, os usuários são listados na forma de tabela, sendo cada usuário mostrado em uma linha específica. As linhas são ordenadas pelo nome do usuário. As colunas da tabela representam os dados dos usuários (colunas Nome, Login, Campi e Papéis) e as operações que podem ser efetuadas em cada cadastro (coluna Ação).

Para facilitar a visualização dos dados, os usuários são exibidos em páginas contendo um número fixo de linhas. Se não for possível exibir todos os usuários simultaneamente, o sistema dividirá a exibição em diversas páginas. Neste caso, é possível navegar pelas páginas através do índice localizado abaixo da tabela. Basta clicar no número da página desejada para visualizá-la na tela. O número total de usuários aparece em negrito à direita do índice.

Inicialmente, são mostrados todos os usuários cadastrados. No entanto, é possível definir critérios de seleção, de forma que apenas os usuários que atendam a esses critérios apareçam na lista. O sistema disponibiliza como critérios de seleção o nome ou o login do usuário, o campus ao qual ele tem acesso e o papel que ele exerce no sistema. Basta especificar esses critérios nos campos correspondentes e clicar no botão Pesquisar.

Para inserir um usuário, é preciso que ele já faça parte do cadastro de pessoas da instituição. Inicialmente, clique no botão Inserir, localizado acima da lista de usuários. A tela Inserção de Usuário será aberta, como mostra a figura abaixo.

Inserção de usuário

Digite o nome do usuário ou o seu login institucional. Em seguida, clique no botão Pesquisar. O sistema exibirá o nome e o login das pessoas cadastradas na instituição que correspondam, de forma completa ou parcial, ao nome ou login digitado. Se o campo não tiver sido preenchido, a busca retornará todas as pessoas indistintamente.

Como é mostrado abaixo, a exibição dos resultados é realizada em forma de tabela, sendo cada pessoa descrita em uma linha específica. Para inserir uma pessoa no cadastro de usuários do sistema, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Inserir.

Inserção de usuário

O cadastro do novo usuário será aberto para edição na tela Usuário, como é mostrado abaixo.

Usuário

Caso deseje bloquear o usuário, impedindo temporariamente que ele se autentique no sistema, escolha Sim na opção Bloqueado. Caso contrário, escolha Não.

Na primeira coluna do item Campi, marque os campi aos quais o usuário terá acesso. Marque também a opção Somente Leitura, caso deseje limitar o usuário a apenas consultar os bens imóveis, pavimentos e componentes do campus. Se quiser permitir também que o usuário realize alterações nesses cadastros, deixe a opção Somente Leitura desmarcada.

É possível ainda definir um tipo de usuário específico, capaz de alterar somente a descrição e a capacidade dos componentes, enquanto as demais informações do campus (bens imóveis, pavimentos e outras propriedades dos componentes) poderão ser apenas consultadas. Para criar esse tipo de usuário, marque simultaneamente as opções Somente Leitura e Atualiza Componentes.

No item Papéis, marque as atribuições que o usuário exercerá no sistema. Os seguintes papéis podem ser selecionados:

Após selecionar os papéis, clique no botão Atualizar para confirmar as alterações. O sistema exibirá novamente a tela Usuários.

Além de inserções, a tela Usuários também permite editar os dados de usuários previamente cadastrados ou mesmo excluí-los.

Para atualizar os dados de um usuário já cadastrado, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Editar. A tela Usuário será aberta e preenchida automaticamente com os dados do usuário. Após efetuar as alterações, clique no botão Atualizar.

Para excluir um usuário já cadastrado, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Excluir. Em seguida, confirme a exclusão.

4.2 – Menu Cadastros > Conjuntos Funcionais

Essa opção do menu abre a tela Conjuntos Funcionais, mostrada na figura abaixo. Essa tela permite editar os conjuntos funcionais, que agrupam os componentes dos bens imóveis de acordo com finalidade para a qual esses componentes estão alocados. É possível consultar os conjuntos funcionais cadastrados, inserir novos conjuntos, excluir e alterar o cadastro de conjuntos existentes. A associação desses conjuntos aos componentes dos bens imóveis, entretanto, não ocorre nessa tela e deve ser realizada no cadastro de componentes (menu Cadastros > Componentes do Bem Imóvel).

Conjuntos funcionais

Os conjuntos funcionais são listados na forma de tabela, sendo cada conjunto mostrado em uma linha específica. As linhas são ordenadas pela descrição do conjunto funcional. As colunas da tabela representam os dados dos conjuntos funcionais (coluna Descrição) e as operações que podem ser efetuadas em cada conjunto (coluna Ação).

Para facilitar a visualização dos dados, os conjuntos funcionais são exibidos em páginas contendo um número fixo de linhas. Se não for possível exibir todos os conjuntos simultaneamente, o sistema dividirá a exibição em diversas páginas. Neste caso, é possível navegar pelas páginas através do índice localizado abaixo da tabela. Basta clicar no número da página desejada para visualizá-la na tela. O número total de conjuntos funcionais aparece em negrito à direita do índice.

As operações que podem ser efetuadas na tela Conjuntos Funcionais dependem das permissões concedidas ao usuário que está acessando o sistema. Usuários definidos como Administradores ou Editores de Conjuntos Funcionais podem inserir novos conjuntos, excluir ou alterar os dados dos conjuntos existentes. Os demais usuários podem apenas consultar os conjuntos funcionais previamente cadastrados.

As permissões do usuário determinam também se alguns itens de interface são ou não mostrados na tela. O botão Inserir e o ícone Excluir, por exemplo, são mostrados somente quando o usuário está autorizado a realizar alterações no cadastro de conjuntos funcionais.

Para inserir um novo conjunto funcional, clique no botão Inserir, localizado acima da lista de conjuntos funcionais. A tela Conjunto Funcional será aberta, como mostra a figura abaixo. Preencha o campo Descrição e clique no botão Inserir. O sistema não permite mais de um conjunto funcional com a mesma descrição.

Conjunto funcional

Para alterar os dados de uma conjunto funcional previamente cadastrado, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Editar. A tela Conjunto Funcional será aberta e preenchida automaticamente com os dados do conjunto selecionado. Após efetuar as alterações, clique no botão Atualizar. É importante observar que, caso você não esteja autorizado a alterar conjuntos funcionais, o sistema permitirá apenas a visualização dos dados, não sendo possível efetuar nenhuma modificação.

Para excluir um conjunto funcional previamente cadastrado, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Excluir. Em seguida, confirme a exclusão. O sistema não permitirá excluir o conjunto funcional se ele ainda estiver em uso. Neste caso, será mostrada uma mensagem de alerta, listando todos os componentes associados ao conjunto funcional. Antes de realizar a exclusão será necessário, portanto, alterar o conjunto funcional desses componentes. Utilize o menu Cadastros > Componentes do Bem Imóvel para essa finalidade.

4.3 – Menu Cadastros > Classificações

Essa opção do menu abre a tela Classificações, mostrada na figura abaixo. Essa tela permite editar as classificações usadas para agrupar os componentes dos bens imóveis de acordo o tipo de construção. É possível consultar as classificações cadastradas, inserir novas classificações, excluir e alterar o cadastro de classificações existentes. A associação dessas classificações aos componentes dos bens imóveis, entretanto, não ocorre nessa tela e deve ser realizada no cadastro de componentes (menu Cadastros > Componentes do Bem Imóvel).

Classificações

As classificações são listadas na forma de tabela, sendo cada classificação mostrada em uma linha específica. As linhas são ordenadas pela descrição da classificação. As colunas da tabela representam os dados das classificações (coluna Descrição) e as operações que podem ser efetuadas em cada classificação (coluna Ação).

Para facilitar a visualização dos dados, as classificações são exibidas em páginas contendo um número fixo de linhas. Se não for possível exibir todas as classificações simultaneamente, o sistema dividirá a exibição em diversas páginas. Neste caso, é possível navegar pelas páginas através do índice localizado abaixo da tabela. Basta clicar no número da página desejada para visualizá-la na tela. O número total de classificações aparece em negrito à direita do índice.

As operações que podem ser efetuadas na tela Classificações dependem dos privilégios concedidos ao usuário que está acessando o sistema. Usuários definidos como Administradores ou Editores de Classificações podem inserir novas classificações, excluir ou alterar os dados das classificações existentes. Os demais usuários podem apenas consultar as classificações previamente cadastradas.

As permissões do usuário determinam também se alguns itens de interface são ou não mostrados na tela. O botão Inserir e o ícone Excluir, por exemplo, são mostrados somente quando o usuário está autorizado a alterar o cadastro de classificações.

Para inserir uma nova classificação, clique no botão Inserir, localizado acima da lista de classificações. A tela Classificação será aberta, como mostra a figura abaixo. Preencha o campo Descrição e clique no botão Inserir. O sistema não permite mais de uma classificação com a mesma descrição.

Classificação

Para alterar os dados de uma classificação previamente cadastrada, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Editar. A tela Classificação será aberta e preenchida automaticamente com os dados da classificação selecionada. Após efetuar as alterações, clique no botão Atualizar. É importante observar que, caso você não esteja autorizado a alterar classificações, o sistema permitirá apenas a visualização dos dados, não sendo possível efetuar nenhuma modificação.

Para excluir uma classificação previamente cadastrada, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Excluir. Em seguida, confirme a exclusão. O sistema não permitirá excluir a classificação se ela ainda estiver em uso. Neste caso, será mostrada uma mensagem de alerta, listando todos os componentes onde a classificação está sendo usada. Antes de realizar a exclusão será necessário, portanto, alterar a classificação desses componentes. Utilize o menu Cadastros > Componentes do Bem Imóvel para essa finalidade.

4.4 – Menu Cadastros > Pavimentos

Essa opção do menu abre a tela Pavimentos, mostrada na figura abaixo. Essa tela permite editar os pavimentos que compõem os bens imóveis. É possível consultar os pavimentos cadastrados, inserir novos pavimentos, excluir e alterar o cadastro de pavimentos existentes. A associação desses pavimentos aos bens imóveis, entretanto, não ocorre nessa tela, pois existe uma opção de menu específica para essa finalidade (Cadastros > Pavimentos do Bem Imóvel).

Pavimentos

Os pavimentos são listados na forma de tabela, sendo cada pavimento mostrado em uma linha específica. As linhas são ordenadas pela descrição do pavimento. As colunas da tabela representam os dados dos pavimentos (colunas Descrição e Sigla) e as operações que podem ser efetuadas em cada pavimento (coluna Ação).

Para facilitar a visualização dos dados, os pavimentos são exibidos em páginas contendo um número fixo de linhas. Se não for possível exibir todos os pavimentos simultaneamente, o sistema dividirá a exibição em diversas páginas. Neste caso, é possível navegar pelas páginas através do índice localizado abaixo da tabela. Basta clicar no número da página desejada para visualizá-la na tela. O número total de pavimentos aparece em negrito à direita do índice.

As operações que podem ser efetuadas na tela Pavimentos dependem das permissões concedidas ao usuário que está acessando o sistema. Usuários definidos como Administradores ou Editores de Pavimentos podem inserir novos pavimentos, excluir ou alterar os dados dos pavimentos existentes. Os demais usuários podem apenas consultar os pavimentos previamente cadastrados.

As permissões do usuário determinam também se alguns itens de interface são ou não mostrados na tela. O botão Inserir e o ícone Excluir, por exemplo, são mostrados somente quando o usuário está autorizado a realizar alterações no cadastro de pavimentos.

Para inserir um novo pavimento, clique no botão Inserir, localizado acima da lista de pavimentos. A tela Pavimento será aberta, como mostra a figura abaixo. Preencha os campos Descrição e Sigla. Em seguida, clique no botão Inserir. O sistema não permite mais de um pavimento com a mesma descrição ou sigla.

Pavimento

Para alterar os dados de um pavimento previamente cadastrado, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Editar. A tela Pavimento será aberta e preenchida automaticamente com os dados do pavimento selecionado. Após efetuar as alterações, clique no botão Atualizar. É importante observar que, caso você não esteja autorizado a alterar pavimentos, o sistema permitirá apenas a visualização dos dados, não sendo possível efetuar nenhuma modificação.

Para excluir um pavimento previamente cadastrado, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Excluir. Em seguida, confirme a exclusão. O sistema não permitirá excluir o pavimento se ele fizer parte de algum bem imóvel. Neste caso, será mostrada uma mensagem de alerta, listando todos os bens imóveis onde o pavimento está presente. Antes de realizar a exclusão será necessário, portanto, remover o pavimento desses bens imóveis. Utilize o menu Cadastros > Pavimentos do Bem Imóvel para essa finalidade.

4.5 – Menu Cadastros > Bens Imóveis

Essa opção do menu abre a tela Bens Imóveis, mostrada na figura abaixo. Essa tela permite editar os bens imóveis que compõem os campi da universidade. É possível consultar os bens imóveis cadastrados, inserir novos bens imóveis, excluir e alterar o cadastro de bens imóveis existentes.

Bens imóveis

Para editar os bens imóveis de um determinado campus, é preciso inicialmente selecioná-lo na lista Campus. Apenas os campi aos quais o usuário tem permissão são exibidos nessa lista.

Uma vez selecionado o campus, o sistema exibirá os bens imóveis nele localizados. A exibição é realizada na forma de tabela, sendo cada bem imóvel mostrado em uma linha específica. As linhas são ordenadas pela descrição do bem imóvel. As colunas da tabela representam os dados dos bens imóveis e as operações que podem ser efetuadas em cada bem imóvel (coluna Ação).

Para facilitar a visualização dos dados, os bens imóveis são exibidos em páginas contendo um número fixo de linhas. Se não for possível exibir todos os bens imóveis simultaneamente, o sistema dividirá a exibição em diversas páginas. Neste caso, é possível navegar pelas páginas através do índice localizado abaixo da tabela. Basta clicar no número da página desejada para visualizá-la na tela. O número total de bens imóveis do campus aparece em negrito à direita do índice.

As operações que podem ser efetuadas na tela Bens Imóveis dependem do tipo de permissão que o usuário possui em relação ao campus. Existem três possibilidades: sem permissão ao campus, permissão somente para consultas e permissão para consultas e alterações. No primeiro caso, o usuário não tem acesso algum aos bens imóveis do campus. No segundo caso, o usuário pode efetuar consultas, mas não tem permissão para alterar o cadastro dos bens imóveis. No terceiro caso, são permitidas consultas e alterações no cadastro. Cabe ao administrador do sistema definir quais campus o usuário poderá acessar e o tipo de permissão para cada campus (consultas e alterações ou apenas consultas).

As permissões do usuário determinam também se alguns elementos de interface são ou não mostrados na tela. O botão Inserir e o ícone Excluir, por exemplo, são mostrados somente quando o usuário tem permissão para consulta e alteração no campus selecionado.

Para inserir um novo bem imóvel, clique no botão Inserir, localizado acima da lista de bens imóveis. A tela Bem Imóvel será aberta, como mostra a figura abaixo. Preencha os campos mostrados e, em seguida, clique no botão Inserir. O sistema não permite que existam bens imóveis com a mesma descrição ou sigla em um mesmo campus. Essa duplicidade, no entanto, é permitida se os bens imóveis estiverem em campus distintos.

Bem imóvel

Para alterar os dados de um bem imóvel previamente cadastrado, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Editar. A tela Bem Imóvel será aberta e preenchida automaticamente com os dados do bem imóvel selecionado. Após efetuar as alterações, clique no botão Atualizar. É importante observar que, caso você não esteja autorizado a efetuar alterações no campus, o sistema permitirá apenas a visualização dos dados, não sendo possível efetuar nenhuma modificação.

Para excluir um bem imóvel previamente cadastrado, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Excluir. Em seguida, confirme a exclusão. O sistema não permitirá excluir o bem imóvel se ele possuir pavimentos. Neste caso, será mostrada uma mensagem de alerta, listando todos os pavimento presentes no bem imóvel. Antes de realizar a exclusão será necessário, portanto, remover esses pavimentos do bem imóvel. Utilize o menu Cadastros > Pavimentos do Bem Imóvel para essa finalidade.

4.6 – Menu Cadastros > Pavimentos do Bem Imóvel

Essa opção do menu abre a tela Pavimentos do Bem Imóvel, mostrada na figura abaixo. Essa tela permite definir os pavimentos que estão presentes nos bens imóveis. Os pavimentos devem ter sido previamente cadastrados no menu Cadastros > Pavimentos. É possível consultar os pavimentos que compõem o bem imóvel, inserir novos pavimentos, excluir e alterar o cadastro de pavimentos existentes.

Pavimentos do bem imóvel

Para editar os pavimentos de um determinado bem imóvel, é preciso inicialmente selecionar o campus onde o bem imóvel está localizado. Utilize a lista Campus para essa finalidade. Apenas os campi aos quais o usuário tem permissão são exibidos nessa lista.

Uma vez selecionado o campus, o sistema preencherá a lista Bem imóvel com a descrição dos bens imóveis presentes no campus selecionado. Selecione o bem imóvel. O sistema exibirá os pavimentos localizados no bem imóvel selecionado. A exibição é realizada na forma de tabela, sendo cada pavimento mostrado em uma linha específica. As linhas são ordenadas pela descrição do pavimento. As colunas da tabela representam os dados dos pavimentos (colunas Pavimento e Área Construída) e as operações que podem ser efetuadas em cada pavimento (coluna Ação).

Para facilitar a visualização dos dados, os pavimentos são exibidos em páginas contendo um número fixo de linhas. Se não for possível exibir todos os pavimentos simultaneamente, o sistema dividirá a exibição em diversas páginas. Neste caso, é possível navegar pelas páginas através do índice localizado abaixo da tabela. Basta clicar no número da página desejada para visualizá-la na tela. O número total de pavimentos presentes no bem imóvel aparece em negrito à direita do índice.

As operações que podem ser efetuadas na tela Pavimentos do Bens Imóveis dependem do tipo de permissão que o usuário possui em relação ao campus. Existem três possibilidades: sem permissão ao campus, permissão somente para consultas e permissão para consultas e alterações. No primeiro caso, o usuário não tem acesso algum aos pavimentos dos bens imóveis localizados no campus. No segundo caso, o usuário pode efetuar consultas, mas não tem permissão para alterar o cadastro dos pavimentos. No terceiro caso, são permitidas consultas e alterações no cadastro. Cabe ao administrador do sistema definir quais campus o usuário poderá acessar e o tipo de permissão para cada campus (consultas e alterações ou apenas consultas).

As permissões do usuário determinam também se alguns elementos de interface são ou não mostrados na tela. O botão Inserir e o ícone Excluir, por exemplo, são mostrados somente quando o usuário tem permissão para consulta e alteração no campus selecionado.

Para inserir um novo pavimento no bem imóvel selecionado, clique no botão Inserir, localizado acima da lista de pavimentos. A tela Pavimento do Bem Imóvel será aberta, como mostra a figura abaixo. Na lista Pavimento, selecione o pavimento a ser inserido. Em seguida, digite a área construída do pavimento e clique no botão Inserir.

Pavimento do bem imóvel

Para alterar os dados de um pavimento previamente cadastrado, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Editar. A tela Pavimento do Bem Imóvel será aberta e preenchida automaticamente com os dados do pavimento selecionado. Após efetuar as alterações, clique no botão Atualizar. É importante observar que, caso você não esteja autorizado a efetuar alterações no campus, o sistema permitirá apenas a visualização dos dados, não sendo possível efetuar nenhuma modificação.

Para excluir um pavimento previamente cadastrado, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Excluir. Em seguida, confirme a exclusão. O sistema não permitirá excluir o pavimento se ele possuir componentes. Neste caso, será mostrada uma mensagem de alerta, listando todos os componentes localizados no pavimento. Antes de realizar a exclusão será necessário, portanto, remover esses componentes. Utilize o menu Cadastros > Componentes do Bem Imóvel para essa finalidade.

4.7 – Menu Cadastros > Componentes do Bem Imóvel

Essa opção do menu abre a tela Componentes do Bem Imóvel, mostrada na figura abaixo. Essa tela permite definir os componentes que estão presentes nos pavimentos dos bens imóveis. Os pavimentos devem ter sido previamente cadastrados no menu Cadastros > Pavimentos do Bem Imóvel. É possível consultar os componentes do pavimento, inserir novos componentes, excluir e alterar o cadastro de componentes existentes.

Componentes do bem imóvel

Para editar os componentes, é preciso selecionar o campus, o bem imóvel e o pavimento onde os componentes estão localizados. Utilize as listas Campus, Bem Imóvel e Pavimento para essa finalidade. Apenas os campi aos quais o usuário tem acesso são exibidos na lista Campus.

Uma vez selecionado o campus, o bem imóvel e o pavimento, o sistema exibirá a lista dos componentes localizados naquele pavimento. A exibição é realizada na forma de tabela, sendo cada componente mostrado em uma linha específica. As linhas são ordenadas pelo número da sala e descrição do componente. As colunas da tabela representam os dados dos componentes (colunas Descrição, Sala, Capacidade e Área Útil) e as operações que podem ser efetuadas em cada componente (coluna Ação).

Para facilitar a visualização dos dados, os componentes são exibidos em páginas contendo um número fixo de linhas. Se não for possível exibir todos os componentes simultaneamente, o sistema dividirá a exibição em diversas páginas. Neste caso, é possível navegar pelas páginas através do índice localizado abaixo da tabela. Basta clicar no número da página desejada para visualizá-la na tela. O número total de componentes do pavimento aparece em negrito à direita do índice.

As operações que podem ser efetuadas na tela Componentes do Bem Imóvel dependem do tipo de permissão que o usuário possui em relação ao campus. Existem três possibilidades: sem permissão ao campus, permissão somente para consultas e permissão para consultas e alterações. No primeiro caso, o usuário não tem acesso algum aos componentes localizados no campus. No segundo caso, o usuário pode efetuar consultas, mas não tem permissão para alterar o cadastro dos componentes. No terceiro caso, são permitidas consultas e alterações no cadastro. Cabe ao administrador do sistema definir quais campus o usuário poderá acessar e o tipo de permissão para cada campus (consultas e alterações ou apenas consultas).

As permissões do usuário determinam também se alguns elementos da interface são ou não mostrados na tela. O botão Inserir e o ícone Excluir, por exemplo, são mostrados somente quando o usuário tem permissão para consulta e alteração no campus selecionado.

Para inserir um novo componente no pavimento selecionado, clique no botão Inserir, localizado acima da lista de componentes. A tela Componente do Bem Imóvel será aberta, como mostra a figura abaixo. Preencha a tela com os dados do componente e clique no botão Inserir.

Componente do bem imóvel

Para alterar os dados de um componente já cadastrado, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Editar. A tela Componente do Bem Imóvel será aberta e preenchida com os dados do componente selecionado. Na parte inferior da tela, serão mostrados também os bens móveis contidos no componente. Após efetuar as alterações, clique no botão Atualizar. É importante observar que, caso você não esteja autorizado a efetuar alterações no campus, o sistema permitirá apenas a visualização dos dados, não sendo possível efetuar nenhuma modificação.

Para mover um componente para outro pavimento ou bem imóvel, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Mover. A tela Mover Componente do Bem Imóvel será aberta. Preencha a nova localização do componente (campus, bem imóvel e pavimento) e, em seguida, clique no botão Mover. É importante observar que, para mover o componente, você deve estar autorizado a efetuar alterações no campus para o qual o componente está sendo movido.

Para excluir um componente já cadastrado, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Excluir. Em seguida, confirme a exclusão.

4.8 – Menu Relatórios > Componentes > Por Bem Imóvel

Essa opção do menu emite um relatório listando os componentes dos bens imóveis localizados em um determinado campus.

Os parâmetros para a emissão do relatório devem ser selecionados na tela Relatório de Componentes por Bem Imóvel, mostrada na figura abaixo.

Relatório de componentes por bem imóvel

Na lista Campus, selecione o campus desejado. Serão mostrados nessa lista apenas os campi aos quais o usuário tem acesso.

Na lista Bem Imóvel, selecione o bem imóvel cujos componentes serão incluídos no relatório. A opção Todos incluirá todos os bens imóveis do campus.

Em seguida, clique no botão Gerar Relatório. O sistema exibirá o relatório em uma nova janela ou aba do navegador.

Como mostra a figura abaixo, os seguintes itens são apresentados no cabeçalho das páginas:

Relatório de componentes por bem imóvel

Abaixo do cabeçalho, aparecem os detalhes dos componentes, agrupados por pavimento e bem imóvel. Para cada componente, são mostradas as seguintes informações:

As informações mostradas para os pavimento são:

Para os bens imóvel, o relatório exibe as seguintes informações:

4.9 – Menu Relatórios > Componentes > Por Classificação

Essa opção do menu emite um relatório listando os componentes associados a uma determinada classificação.

Os parâmetros do relatório devem ser selecionados na tela Relatório de Componentes por Classificação, mostrada na figura abaixo.

Relatório de componentes por classificação

Na lista Campus, selecione o campus desejado. Serão mostrados nessa lista apenas os campi aos quais o usuário tem acesso.

Na lista Classificação, selecione a classificação desejada.

Em seguida, clique no botão Gerar Relatório. O sistema exibirá o relatório em uma nova janela ou aba do navegador.

Como mostra a figura abaixo, os seguintes itens são apresentados no cabeçalho das páginas:

Relatório de componentes por classificação

Abaixo do cabeçalho, aparecem o nome da classificação e os detalhes dos componentes a ela associados. Para cada componente, são mostradas as seguintes informações:

As últimas linhas do relatório totalizam os campos listados e exibem o total de componentes.

4.10 – Menu Relatórios > Componentes > Por Conjunto Funcional

Essa opção do menu emite um relatório listando os componentes associados a um determinado conjunto funcional.

Os parâmetros para a emissão do relatório devem ser selecionados na tela Relatório de Componentes por Conjunto Funcional, mostrada na figura abaixo.

Relatório de componentes por conjunto funcional

Na lista Campus, selecione o campus desejado. Serão mostrados nessa lista apenas os campi aos quais o usuário tem acesso.

Na lista Conjunto Funcional, selecione o conjunto desejado.

Em seguida, clique no botão Gerar Relatório. O sistema exibirá o relatório em uma nova janela ou aba do navegador.

Como mostra a figura abaixo, os seguintes itens são apresentados no cabeçalho das páginas:

Relatório de componentes por conjunto funcional

Abaixo do cabeçalho, aparecem o nome do conjunto funcional e os detalhes dos componentes a ele associados. Para cada componente, são mostradas as seguintes informações:

As últimas linhas do relatório totalizam os campos listados e exibem o total de componentes.

4.11 – Menu Relatórios > Componentes > Por Unidade Administrativa

Essa opção do menu emite um relatório listando os componentes associados a uma determinada unidade administrativa da instituição.

Os parâmetros para a emissão do relatório devem ser selecionados na tela Relatório de Componentes por Unidade Administrativa, mostrada na figura abaixo.

Relatório de componentes por unidade administrativa

Na lista Campus, selecione o campus desejado. Serão mostrados nessa lista apenas os campi aos quais o usuário tem acesso.

No item Unidade Administrativa, selecione a unidade desejada. Caso deseje listar nesse item apenas as unidades que possuem componentes no campus selecionado, desmarque a opção Exibir Unidades Sem Componentes.

Em seguida, clique no botão Gerar Relatório. O sistema exibirá o relatório em uma nova janela ou aba do navegador.

Como mostra a figura abaixo, os seguintes itens são apresentados no cabeçalho das páginas:

Relatório de componentes por unidade administrativa

Abaixo do cabeçalho, aparecem o nome da unidade administrativa e os detalhes dos componentes a ela associados. Para cada componente, são mostradas as seguintes informações:

As últimas linhas do relatório totalizam os campos listados e exibem o total de componentes.

4.12 – Menu Relatórios > Componentes > Por Descrição

Essa opção do menu emite um relatório listando os componentes cuja descrição contenha uma determinada sequência de caracteres.

Os parâmetros para a emissão do relatório devem ser selecionados na tela Relatório de Componentes por Descrição, mostrada na figura abaixo.

Relatório de componentes por descrição

Na lista Campus, selecione o campus desejado. Serão mostrados nessa lista apenas os campi aos quais o usuário tem acesso.

No item Descrição do Componente, digite a descrição completa do componente ou parte dela. O sistema não diferencia entre letras maiúsculas e minúsculas.

Em seguida, clique no botão Gerar Relatório. O sistema exibirá o relatório em uma nova janela ou aba do navegador.

Como mostra a figura abaixo, os seguintes itens são apresentados no cabeçalho das páginas:

Relatório de componentes por descrição

Abaixo do cabeçalho, aparecem a sequência de caracteres utilizada como critério de busca e os detalhes dos componentes que atendem a esse critério. Para cada componente, são mostradas as seguintes informações:

As últimas linhas do relatório totalizam os campos listados e exibem o total de componentes.

4.13 – Menu Relatórios > Componentes > Atualizações no Cadastro

Essa opção do menu emite um relatório listando os componentes que tiveram seu cadastro alterado em um determinado período.

Os parâmetros para a emissão do relatório devem ser selecionados na tela Relatório de Atualizações no Cadastro de Componentes, mostrada na figura abaixo.

Relatório de atualizações no cadastro de componentes

Na lista Campus, selecione o campus desejado. Serão mostrados nessa lista apenas os campi aos quais o usuário tem acesso.

Nos itens Data Inicial e Data Final, defina o período em que as atualizações serão checadas.

Em seguida, clique no botão Gerar Relatório. O sistema exibirá o relatório em uma nova janela ou aba do navegador.

Como mostra a figura abaixo, os seguintes itens são apresentados no cabeçalho das páginas:

Relatório de componentes por unidade administrativa

Abaixo do cabeçalho, aparecem os detalhes dos componentes que tiveram seu cadastro alterado no período. Para cada componente, são mostradas as seguintes informações:

A última linha do relatório exibe o número de componentes listados no relatório.

4.14 – Menu Relatórios > Componentes > Descrições

Essa opção do menu emite um relatório listando todos os diferentes valores utilizados para descrever componentes. O número de componentes associados a cada descrição também é mostrado.

Como é possível observar na figura abaixo, os seguintes itens são apresentados no cabeçalho das páginas:

Relatório de componentes por unidade administrativa

Abaixo do cabeçalho, aparecem as descrições, os números das salas e as quantidades de componentes associados a cada descrição.

A última linha do relatório exibe o número total de componentes.

4.15 – Menu Relatórios > Áreas Totais > Por Bem Imóvel

Essa opção do menu emite um relatório listando as áreas totais dos bens imóveis localizados em um determinado campus.

Para emitir o relatório, selecione o campus na tela Relatório de Áreas Totais por Bem Imóvel, mostrada na figura abaixo.

Relatório de áreas totais por bem imóvel

Em seguida, clique no botão Gerar Relatório. O sistema exibirá o relatório em uma nova janela ou aba do navegador.

Como mostra a figura abaixo, os seguintes itens são apresentados no cabeçalho das páginas:

Relatório de áreas totais por bem imóvel

Abaixo do cabeçalho, aparecem os detalhes dos bens imóveis localizados no campus. Para cada bem imóvel, são mostradas as seguintes informações:

A última linha do relatório totaliza os campos listados.

4.16 – Menu Relatórios > Áreas Totais > Por Classificação

Essa opção do menu emite um relatório listando as áreas totais dos componentes associados a uma determinada classificação.

Para emitir o relatório, selecione o campus na tela Relatório de Áreas Totais por Classificação, mostrada na figura abaixo.

Relatório de áreas totais por classificação

Em seguida, clique no botão Gerar Relatório. O sistema exibirá o relatório em uma nova janela ou aba do navegador.

Como mostra a figura abaixo, os seguintes itens são apresentados no cabeçalho das páginas:

Relatório de áreas totais por classificação

Abaixo do cabeçalho, aparecem os detalhes das classificações. Para cada classificação, são mostradas as seguintes informações:

A última linha do relatório totaliza os campos listados.

4.17 – Menu Relatórios > Áreas Totais > Por Conjunto Funcional

Essa opção do menu emite um relatório listando as áreas totais dos componentes associados a um determinado conjunto funcional.

Para emitir o relatório, selecione o campus na tela Relatório de Áreas Totais por Conjunto Funcional, mostrada na figura abaixo.

Relatório de áreas totais por conjunto funcional

Em seguida, clique no botão Gerar Relatório. O sistema exibirá o relatório em uma nova janela ou aba do navegador.

Como mostra a figura abaixo, os seguintes itens são apresentados no cabeçalho das páginas:

Relatório de áreas totais por conjunto funcional

Abaixo do cabeçalho, aparecem os detalhes dos conjuntos funcionais. Para cada conjunto funcional, são mostradas as seguintes informações:

A última linha do relatório totaliza os campos listados.

4.18 – Menu Relatórios > Áreas Totais > Por Unidade Administrativa

Essa opção do menu emite um relatório listando as áreas totais dos componentes associados a uma determinada unidade administrativa.

Para emitir o relatório, selecione o campus na tela Relatório de Áreas Totais por Unidade Administrativa, mostrada na figura abaixo.

Relatório de áreas totais por unidade administrativa

Em seguida, clique no botão Gerar Relatório. O sistema exibirá o relatório em uma nova janela ou aba do navegador.

Como mostra a figura abaixo, os seguintes itens são apresentados no cabeçalho das páginas:

Relatório de áreas totais por unidade administrativa

Abaixo do cabeçalho, aparecem os detalhes das unidades administrativas. Para cada unidade administrativa, são mostradas as seguintes informações:

A última linha do relatório totaliza os campos listados.

4.19 – Menu Plantas Baixas

Essa opção do menu abre a tela Plantas Baixas do Bem Imóvel, mostrada na figura abaixo. Essa tela permite o compartilhamento das plantas baixas dos bens imóveis. Uma vez associada ao bem imóvel, a planta baixa ficará disponível para download a todos os usuários que tem acesso ao cadastro do bem imóvel. É possível consultar as plantas baixas, inserir novas plantas, excluir e alterar as plantas existentes.

Plantas Baixas do bem imóvel

Para editar as plantas baixas, é preciso selecionar o campus e o bem imóvel. Utilize as listas Campus e Bem Imóvel para essa finalidade. Apenas os campi aos quais o usuário tem acesso são exibidos na lista Campus.

Uma vez selecionado o campus e o bem imóvel, o sistema exibirá a lista das plantas baixas. A exibição é realizada na forma de tabela, sendo cada planta baixa mostrado em uma linha específica. As linhas são ordenadas pela descrição da planta baixa. As colunas da tabela representam os dados das plantas baixas (colunas Descrição e Arquivo) e as operações que podem ser efetuadas em cada planta baixa (coluna Ação).

Para facilitar a visualização dos dados, as plantas baixas são exibidas em páginas contendo um número fixo de linhas. Se não for possível exibir todas as plantas baixas simultaneamente, o sistema dividirá a exibição em diversas páginas. Neste caso, é possível navegar pelas páginas através do índice localizado abaixo da tabela. Basta clicar no número da página desejada para visualizá-la na tela. O número total de plantas baixas aparece em negrito à direita do índice.

As operações que podem ser efetuadas na tela Plantas Baixas do Bem Imóvel dependem do tipo de permissão que o usuário possui em relação ao campus. Existem três possibilidades: sem permissão ao campus, permissão somente para consultas e permissão para consultas e alterações. No primeiro caso, o usuário não tem acesso algum às plantas baixas associadas ao campus. No segundo caso, o usuário pode efetuar consultas e download das plantas baixas, mas não tem permissão para alterar o cadastro dessas plantas no servidor. No terceiro caso, são permitidos não apenas consultas e downloads, mas também alterações no cadastro. Cabe ao administrador do sistema definir quais campus o usuário poderá acessar e o tipo de permissão para cada campus (consultas e alterações ou apenas consultas).

As permissões do usuário determinam também se alguns elementos da interface são ou não mostrados na tela. O botão Inserir e o ícone Excluir, por exemplo, são mostrados somente quando o usuário tem permissão para consulta e alteração no campus selecionado.

Para fazer o download de uma planta baixa existente, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Salvar. Alternativamente, clique no nome do arquivo (coluna Arquivo).

Para inserir uma nova planta baixa, clique no botão Inserir, localizado acima da lista de plantas baixas. A tela Planta Baixa do Bem Imóvel será aberta, como mostra a figura abaixo. Preencha a descrição da planta baixa e selecione o arquivo, que deve ter sido previamente carregado pelo administrador do sistema no repositório de plantas baixas (caso a planta baixa ainda não conste da lista Arquivo, entre em contato com o administrador do sistema para que ele inclua a planta baixa no repositório). Em seguida, clique no botão Inserir.

Planta baixa do bem imóvel

Para alterar os dados de uma planta baixa já cadastrada, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Editar. A tela Planta Baixa do Bem Imóvel será aberta e preenchida com os dados da planta baixa selecionada. Após efetuar as alterações, clique no botão Atualizar. É importante observar que, caso você não esteja autorizado a efetuar alterações no campus, o sistema permitirá apenas a visualização dos dados, não sendo possível efetuar nenhuma modificação.

Para excluir uma planta baixa já cadastrada, posicione o mouse na linha correspondente e clique no ícone Excluir. Em seguida, confirme a exclusão.

4.20 – Menu Ajuda

Essa opção do menu exibe a documentação do sistema em uma nova janela ou aba do navegador.

A ajuda é sensitiva ao contexto, ou seja, o tópico mostrado dependerá da tela em que o usuário estiver ao requisitar a ajuda.

4.21 – Menu Sair

Essa opção do menu encerra a sessão do usuário, retornando para a tela Autenticação do Usuário. As demais telas do sistema ficarão indisponíveis e o usuário terá que repetir o procedimento de autenticação se desejar acessá-las novamente.

A sessão do usuário também pode ser encerrada por inatividade (ausência de acessos por um período longo) ou pelo fechamento do navegador. Essas duas formas de encerramento, entretanto, devem ser evitadas. Por razões de segurança, recomenda-se que o encerramento da sessão seja realizado de forma explícita, ou seja, através do menu Sair.